domingo, 18 de fevereiro de 2018

Os clássicos de Fumito Ueda

Fumito Ueda é considerado um gênio dos games. Talvez em um grau comparativo de Hideo Kojima. Talvez ele até seja melhor, pois Ueda fez algo bem diferente para seu tempo: criou um jogo em que o importante não está em passar de fase, ganhar niveis, ou sobreviver a um terrível mal. Mas sim em passar por uma experiência. Pois no final de seus jogos, não estamos satisfeitos como quando "se vence um jogo", mas sim, como quando vimos um filme emocionante. E ainda por cima, eles trazem uma mensagem. E de uma forma bem clara. Mesmo que não existam muitas linhas de conversa pelo jogo.
O cara começou com "esse universo" em Ico. Mas sua fama viria com a "continuação", Shadow of the Colossus. Isso alçaria seu nome por muito tempo. E também demoraria, mas seríamos compensados com The Last Guardian, game que também se passa nesse "mundo". Usei aspas demais aqui.
Vamos ver suas histórias:
Ico: Um garoto com chifres é levado por cavaleiros armados e armadurados, até um castelo. Esses chifres em sua cabeça são uma decorrência de certa maldição. O nome do garoto é Ico. 
Esses homens o prendem em uma espécie de caixão com poderes de o manter assim. Isso fazia parte de um ritual que era feita pela tribo. Um terremoto acontece, e isso liberta Ico, mas ele desmaia e sonha. Ele vê, nesse tempo desacordado, em uma gaiola onde existe uma forma sombria e cheia de trevas.
Ele explora uma parte do castelo e encontra Yorda. Uma jovem extremamente pálida e que usa uma linguagem diferente de Ico. Ela é formada de luz, ao que parece. Uma sombra tenta sequestrar a moça, e o garoto tenta a salvar. Consegue isso, notando que aqueles seres são realmente suscetíveis a luz do fogo.
Depois de muita exploração e puzzles, eles chegam aos portões do tal castelo. Eles estão abertos, mas se fecham, Yorda cai de exaustão e uma mulher perigosa aparece. Essa é a Rainha (nem um nome ela tem) e diz ser a mãe da jovem. Depois te pedir que Ico abandone ela, ela some
Eles começam uma jornada pelo castelo, para tentar sair dali. E conseguem o abrir. Graças aos esforços de Ico. Os dois tentam fugir pela ponte, mas algo parece errado: enquanto eles correm, Yorda fica cada vez mais fraca. Ela é atingida por raios e um terremoto quebrando a ponte, separando castelo e terreno. Ico tenta pular, é segurado por Yorda, mas esta tomada pelas sombras de sua mãe deixa cair o garoto.
Ico sobrevive e sua meta agora é resgatar a amiga. Depois de mais exploração, ele encontra uma espada poderosa que possuí luz própria. Ela serve para abrir portas e passagens no castelo. 
Ele encontra Yorda... E a Rainha. A mãe da garota visava fazer um ritual, no qual tomaria o corpo de sua filha para se manter jovem, pois estava para morrer. Após um combate ferrenho, Ico derrota a vilã. Só que ele é lançado contra a parede, então quebra seus chifres no processo, além de ficar inconsciente. O poder da mulher sem controle causa um terremoto. 
Yorda acaba se tornando um ser de trevas. Ela pega Ico desacordado e o leva para um barco, com a finalidade de lhe salvar. O jovem acorda em uma praia e depois de muito andar, ele encontra Yorda no chão do lugar. 
Shadow of the Colossus: O jovem Wander chega as Terras Proibidas, um território, que segundo parece, é proibido ao seu povo. Ele esta lá com sua égua Agro e vai até um templo antigo. Junto com eles esta um corpo de uma pessoa, o depositando sobre um altar antigo. Seu nome é Mono. O que sabemos de fato é que aquele rapaz pretende ressuscitar ela com um poder que existe ali. 
Algumas sombras, com aparência demoníaca surgem ao redor do protagonista. Quando ele ergue sua espada, os seres se afastam dele. Uma voz fala com Wander, ao qual ele responde que a jovem foi sacrificada devido a um destino trágico. Este ser, que parece ser uma entidade, Dormin, diz que através da espada que o rapaz carrega seja a chance para a ressurreição de Mono.
Para isso, ele deve conseguir quebrar dezesseis ídolos que estão no templo. Mas eles não podem ser destruídos de forma direta. Ele deveria alcançar e matar seres imensos, quase sempre, chamados de Colossos que vivem nas Terras Proibidas. E que mesmo que consiga destruir o dessezeis monstros, o preço que será pago, pode ser alto demais.
Dormin ainda diz que a lâmina pode servir para encontrar os seres. Quando o feixe de luz dela se convergir em uma única seta, é naquela direção que estará o Colosso. Servindo como uma bússola. Tem então início a viagem de Wander para destruir cada um deles. 
Ele, para matar os seres, precisa acertar pontos fracos neles.
Enquanto Wander caça os monstros, um grupo de homens parece estar vindo na direção das Terras Proibidas. Pode se ver claramente que é para deter o rapaz.
Cada vez que ele mata um Colosso, ele parece mudar de forma física. 
No último Colosso, é que se torna tudo mais complicado. Depois de tantos combates encontra seu último inimigo. Junto a sua égua Agro, ele vai de encontro a ele. Mas ai já acontece o primeiro grande trauma dele: Agro e Wander estavam em uma ponte que estava para cair. No último segundo, a égua salva seu dono e caí na água de vários e vários metros de altura.
Depois de muitas complicações com o último Colosso, Wander o derrota.
Aqueles homens que estavam vindo até as Terras Proibidas, guiadas por lorde Emon. E do nada surge Wander desacordado e sombras ao seu redor. Ele mesmo não parece como antes com uma pele cinza, olhos quase negros e chifres saindo de sua cabeça. Emon manda que matem o rapaz, pois ele estaria possuído pelas almas dos mortos. Um arqueiro atinge a perna do protagonista e outro o trespassa com uma espada, o matando... Aparentemente. 
Mas Dormin domina o jovem e manipula seu corpo. Assumindo uma forma perigosa. Talvez a forma verdadeira da entidade. Dormin tinha sido dividido em 16 pedaços e agora estava vivo mais uma vez! Emon ordena que seja colocado um selo por todo o templo antes que seja tarde demais. Ele lança a espada de Wander em uma fonte de água sagrada. O corpo da entidade é toda tragada para a fonte por um poder antigo. Só sobrando o corpo de Wander sendo tragado. 
Emon e seus homens fogem. Mono realmente foi ressuscitada por Dormin, despertando. E Agro surge ainda viva mas machucada, com uma das patas quebradas. Quando a jovem vai ao poço onde estava Wander, ela encontra um bebê com chifres.
The Last Guardian: Em uma caverna, um jovem desperta. Ao seu lado uma imensa fera que seria algo próximo de um grifo e um elefante (pelo tamanho!). Ele não esta em seu lugar de origem. E seu corpo esta recheado de tatuagens estranhas.
Ao ajudar o monstro, aquele garoto ganha a amizade dele. E com a ajuda de um ser enorme, ele acredita que pode sair dali.
Para isso, eles notam que tem de sair daquele Vale. Sendo que além dos obstáculos naturais, ainda existem armaduras que atacam o garoto. Sempre o levando para portas cheias de luz. Para recompensar o monstro, o garoto entrega barris enormes, com alguma espécie líquido azul com teor mágico.
Encontram uma espécie de sarcófago logo no começo, onde existe um espelho negro. Parece ser conectado com a magia daquele lugar de alguma forma. Liberando passagens e conseguindo manipular algumas ações de Trico.
Passando por vários puzzles, que parecem ser treinos para aquela criatura (chamada de Trico) eles alcançam uma espécie de area com cristais que afetam aquele gigante. E isso faz com que ele devore o garoto.
Mas não o mata. Só o engole na verdade. E depois de certo tempo, aquele garoto consegue sair de Trico e vê seu amigo dormindo. E depois de certo tempo, eles continuam sua empreitada.
Eles encontram outro animal, igual a Trico. E o salvam do controle das forças daquele lugar. Quebrando seus chifres. Ao que parece, elas são receptores de ondas de comando. Por isso, aquele ser que esta com o garoto não matou seu amigo humano, pois aquilo que manipula aqueles seres não estava funcionando!
Depois de certo tempo descobrimos o que aconteceu para o gigante ser e o garoto estarem juntos naquela caverna.
Trico vai até uma vila para rapta-lo. Já deveria ser de conhecimento daquele povo, que de tempos em tempos, um daqueles seres vem para sequestrar alguém, pois os aldeões estavam preparados para isso. Na verdade, eles pegam e levam os escolhidos. E isso não é nada bom.
Estes seres são perfeitos para obter esses escolhidos, pois voam e são fortes demais para serem derrotados em combate justo. Tudo isso em nome do Mestre do Vale. Pois essas crianças serão usadas para algo sinistro.
Mas ao voltar para o Vale, o Trico cai, tem seu rabo partido e perde seus chifres. Sem contar as armas que os aldeões lançaram contra o ser. As armaduras que servem ao Mestre do Vale levam ele até um lugar para ele se recuperar dos ferimentos. Mal sabiam que dentro dele, ainda tinha um menino gentil. E Trico cospe ele para fora.
Ao chegar no topo do lugar, eles encontram o Mestre do Vale. Uma bola de energia mística, que controla os seres como Trico. E depois disso, eles descobrem que no caso das crianças, elas são transformadas em energia pelos seres alados e convertidos em barris pelo ser que manipula o Vale.
O final da viagem se aproxima. Depois de um terrível combate entre Trico e os outros seres, que são manipulados  pelo Mestre do Vale, o grandalhão é quase morto. Mas através do garoto ele consegue salvar seu amigo. Derrotam o Mestre e o vale começa a ser destruído. Todos aquelas criaturas até então começam a morrer, com exceção do Trico e daquele que é salvo pela dupla de amigos.
Trico leva o garoto que esta muito fraco - talvez por conta da magia do Vale - para a sua vila natal. O garoto é recebido bem pelos aldeões, mas seu amigo é rechaçado. Como último pedido, o garoto pede a seu fiel companheiro que vá embora. E ele vai...
A história é toda narrada pelo garoto, quando esse é adulto.
Quando ele e algumas crianças encontram sem querer o escudo de sua aventura, anos depois, ele o ergue. Uma luz aparece e nós vemos o Vale a noite, onde existem luzes. Uma grande, do tamanho de Trico e outra menor, mas da mesma forma do companheiro do garoto.

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