sábado, 24 de fevereiro de 2018

Live-action de Full Metal Alchemist

O live-action é ruim. Simples assim! Quer mais? Pois bem. Ele é tão ruim como qualquer filme japonês baseado em um mangá, salvo raras exceções (como Rurouni Kenshin). E olha que foi exibido pela Netflix. Não que isso proteja de falhas. É só ver o Death Note americano. O problema está no seguinte: falha do uso de roteiro. Sem contar falha do uso de efeitos especiais, que por sinal foram MUITO mal usados. Mas vamos por partes.
A história segue a mesma linha dos animes e mangá: os irmãos Elric são jovens gênios que aprenderam desde cedo como funciona a alquimia. Uma ciência em que você recebe algo, dando outra coisa de valor equivalente. Só que sua mãe morre, e eles se veem forçados a fazer o tabu da alquimia, a transmutação humana. Tudo dá errado, assim Edward perde a perna e o braço, enquanto Alphonse perde todo o corpo e tem sua alma fixada em uma armadura. Depois disso, eles vão atrás da Pedra Filosofal, um item que faz a transmutação sem cobrar nada em troca para recuperarem seus corpos. Ao menos, eles pensam que não pagarão nada.
O que posso dizer é que a história, como usa pessoas e não uma animação, pensou em ser mais dramática. Mas não consegue ser tão boa assim. E os momentos de
humor são sofríveis. Mesmo para os niveis diferentes de comédia japonesa. Você vê a mesma piada no anime e aquilo cai como uma luva. Nem estou falando do "salva-vida de aquário", mas de piadas como as aparições de Hughes. O ator até se esforça, mas não consegue transmitir a confiança que damos ao Maes do mangá/anime. Pois ele é aquele cara que o Roy Mustang confia, ou seja, ele realmente é um cara - mesmo sendo engraçado - é um cara FODA mesmo. Mas isso não podemos ver com clareza.
Agora sobre os efeitos especiais... Que sofríveis! As chamas de Roy são ridículas! No anime é tão empolgante que só faltava você pular da cadeira para ver ele atacando Lust! Os efeitos especiais, mais bem elaborados, só foram aqueles que aparecem logo no trailer. E ficou bem fraco depois que você vê ele tantas vezes sabe? Talvez o que esteve melhor nesse filme foi o efeito da Nina... Eterno feels... Tadinha... Mas dessa vez eu não chorei. Viu só como esta fraco? Eu chorei com a animação! Mas não com pessoas.
As perucas e adaptações seriam aceitáveis se houvesse uma vontade dos atores em fazer mesmo esse filme de uma forma boa. Mas nem isso. Ed tem uma peruca e uma atuação ruim. E vez ou outra encontramos uma boa atuação. De uma forma bem rara MESMO. 
No mais, Full Metal Alchemist é um filme fraco baseado em anime (que por sinal é 100 vezes mais interessante!). Que por sinal, só não é pior que Death Note da Netflix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário