sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Felipe Neto e sua treta com animes

Muita gente xingou, ofendeu e falou mal do Felipe Neto. Por conta de um vídeo que ele fez. Era uma brincadeira que ele fez sobre animes. Se fosse por isso, tem tanta gente que faz mais piada sobre animação japonesa. Ainda assim, veio algumas desinformações por parte dele. Tanto da parte dele quanto dos fãs. Vamos analisar o que ele falou:
Em animês o povo geme: ele falou que personagens de anime falam gemendo sempre. O que é parte verdade, parte mentira. Um exemplo claro que isso é verdade são animes que são voltados para o público consumidor de obras ecchis ou até mesmo shounen que gostam de fan-service, inclusive de lolicon. O que demonstra certo grau de afirmação no que ele disse, visto que (em especial, as mulheres) falam com um teor mais sexualizado. Contudo, ele peca quando diz que todo o anime é assim. Pois vemos que existem obras mais belas, que não usam desse recurso. Exemplos disso são Your Name e qualquer desenho do Estúdio Ghibli. Que não precisam disso para chamar a atenção para suas obras. Nada de moe por ser moe.
Parar de consumir animes: as pessoas muitas vezes tem preconceito com relação a animes, sendo que pensam ser para crianças (Pokemon, Yu-Gi-Oh!, Hamtaro), ou para pervertidos (Highschool of the Dead, Highschool DXD, Kiss X Sis), ou só nostálgicos (Dragon Ball, Naruto, Cavaleiros do Zodíaco). E sim, isso gera um conceito de forma bem ruim sobre animes.
Sendo que existem boas obras para serem consumidas como Perfect Blue, Nana, Akira, Your Name, Paprika, King of Thorns, Genocyber, Full Metal Alchemist, Karas, Jin-Roh: The Wolf Brigade, Sword Art Online... É muita coisa mesmo! É um universo rico do entretenimento.
Parar de consumir animes pois "X é assim, ou Y é assado" é puro e simples preconceito.
Sexualização infantil: existe sexualização no mundo nos animes? Sim. Mas existe isso em todos os lugares. Por exemplos novelas, livros e até filmes. 
Mas isso não significa por ter um anime e mangá com garotas mais novas isso se torna automaticamente sexualizado. Temos, por exemplo, Meu Vizinho Totoro, que não sexualiza em nenhum momento as personagens. Ou A Viagem de Chihiro que consegue pegar um tema mais pesado e fazer uma alegoria com ele. Existe sexualização, mas basta ver o que compensa ou não nesses universos.
Pois se formos ver desse modo, imagine que uma pessoa de outro país, vai assistir uma novela brasileira. Onde sempre sexualizamos nossas "adolescentes". São atrizes adultas, mesmo assim, que o autor da obra quer que pensemos que são adolescentes.
Muitas vezes, o problema não é quem escreve uma obra. Mas sim quem a consome. Por exemplo, Perfect Blue é pesado, mas ele faz uma crítica. Não é para um cara fã de hentai por exemplo assistir, pois não se trata só de questões sexuais lá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário