domingo, 22 de outubro de 2017

Sobre o autor: Will Eisner


Por qual motivo um ilustrador ocidental é tão importante para o oriente? Ora, muito simples: ele é uma referência tão grande nos quadrinhos que até mesmo se tornou um prêmio nessa área. E assim como influenciou a América, influenciou o Japão e outros países com seus conceitos de narrativa visual e idéias únicas.
Will é conhecido internacionalmente como um dos fundadores da arte nos quadrinhos. Nasceu em 1917, ele estudou com o anatomista George Bridgman e o pintor Robert Brachman. Isso tudo antes de encontrar sua verdadeira vocação: a profissão de cartunista. Tudo isso no final de 1930. Depois de uma carreira bem sucedida como empresário, ilustrador, além de montador de revistas em quadrinhos (praticamente ele inventou isso, tirando as histórias dos jornais!), o artista concentrou seus esforços em uma HQ semanal. The Spirit, que foi distribuída internacionalmente por uma dezena de anos e influenciou jovens e velhos desenhistas fãs dessa arte.
Em 1952, com a conclusão de The Spirit, Eisner se dedicou aos quadrinhos educacionais. Entre muitos projetos, ele produziu P.S. Magazine, um manual técnico que empregava quadrinhos. Ele foi publicado pelo exército norte-americano por mais de duas décadas.
Já nos meados dos anos 70, Will se voltou mais uma vez ao seu primeiro e maior amor: a arte sequencial como meio de contar histórias. Em 1978, ele escreveu e produziu sua primeira graphic novel, Um Contrato com Deus. E foi criando diversas obras desse tipo, passando pelo satírico e o sério, que ganhou prêmios nos EUA e no exterior.
Will Eisner morreu em 2005, em 3 de janeiro. Aos 87 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário