sábado, 30 de setembro de 2017

A importância da patinação artística para o Japão


O Japão tem muitos animes e mangás baseados em patinação no gelo. Isso, pois ele tem uma longa tradição na modalidade. Junto com os Estados Unidos, Canadá, Rússia, China, Itália e França. Foi na década de 70 que o país conquistou resultados com Minoru Sano e Emi Watanabe. Nas décadas de 80 e 90, o esporte avançou mais no país. Quase sempre representado pela categoria feminina liderada por Midori Ito. 
Nos anos 2000, a popularidade cresceu de um modo tremendo. Tanto na categoria feminina e masculina. Em campeonatos como o Grand Prix, as Olimpíadas de Inverno e os Mundiais temos grande número de atletas japoneses. 
Muitas mulheres nipônicas quase sempre alcançam o pódio. Isso mostra que os atletas de lá são (em especial, as mulheres) excelentes nesse quesito. Só para ter ideia, das 33 medalhas em disputa no individual feminino nas últimas temporadas, as japonesas conquistaram 15, sendo cinco de ouro. 
Mao Asada é responsável por quatro medalhas de ouro, um recorde para uma atleta oriental. As japonesas frequentam o pódio em competições desde 2002, sendo que 2005 foi o único ano que não ocorreu isso.
Atualmente, a patinação japonesa conta com um verdadeiro dream team de atletas nas disputas individuais (feminino e masculino). Tanto que o campeonato nacional japonês de patinação artística, conhecido como Zen Nihon Figure Skating, é um dos mais acirrados do planeta. Sendo que a classificação para as categorias nesses quesitos vai muito além de simples pontuação alta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário