sexta-feira, 4 de agosto de 2017

A polêmica de Chouzetsu Dynamic, a música oficial de Dragon Ball Super

Recentemente foi divulgada a versão brasileira do anime Dragon Ball Super. E com ela a adaptação oficial de sua canção para o português. Lembrando que quando saiu DB Super ocorreram diversas versões de músicas por fansingers. E os fãs odiaram essa nova versão da música do principal anime da atualidade (apesar de eu achar que seja só um caça-níquel). Então, cacei alguns poucos dados sobre as opiniões sobre a abertura.
Assistindo o canal do Youtube, Tragicômico, vi várias similaridades com as opiniões dos fãs dos otakus. Contudo, o Wagner (vocal do grupo) ele usou muito bom senso e seu critério como músico para criticar a música e sua letra. E quando falo crítica, não estou me referindo a só falar de forma negativa sobre alguma coisa. Mas sim avaliar os prós e contras de uma obra em audio, visual e de leitura. Por isso, eu adorei uma opinião sincera e criteriosa.
Ele viu que a versão que ele fez de Chouzetsu Dinamic, respeitava muito mais a sonoridade e letra da música, sendo que essa versão oficial cometeu muitas gafes nesse sentido. Ou o uso de palavras de maneira formal demais, deixando uma música com estilo de "conversa de velho". Sem contar uma prosódia, ou seja, quando falam uma palavra com uma sonoridade nem um pouco parecida com a original. Como "fortes", que na adaptação ficou "fortis", devido a silaba tônica.
Mas mesmo ele não adaptou 100% da música, ele admite. E eu adorei ele ter admitido isso. Pois nesse ponto, a música deveria ser mais fiel. Só que nem sempre isso é possível. Ou seja, ponto positivo para a versão oficial.
Na verdade, no final, ao meu ver ele respeitou a versão da música. Não foi perfeita. Mas eu particularmente não gostei dessa versão. Sei lá, me parece as pressas DEMAIS! Não procuraram qualidade, mas rapidez. E isso estraga a diversão. Não foi como as aberturas antigas da animação de DB, que mesmo fraca, parecia ter sido mais... Honesta e sincera.
O próprio Wendel Bezerra (dublador famoso brasileiro por fazer a voz de Son Goku) se pronunciou em seu canal. Mas não ajudou muita coisa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário