sábado, 3 de junho de 2017

Sobre o autor: Akira Toriyama, o pai de Dragon Ball

Esse grande autor de mangás nasceu em 5 de abril de 1955, e vive em Kiyosu no Japão. Ele é extremamente famoso por sua obra mais conhecida internacionalmente, Dragon Ball. 
Desde criança, assim como Osamu Tezuka, ele gostava de filmes com animação, assim como os da Disney. O engraçado é que quando chegou na adolescência, seu interesse por quadrinhos e desenhos animados diminuiu muito. Passando a se interessar mais por filmes, live-actions e ficção científica, prova disso são as várias referências de tokusatsus em seus mangás e animes. 
Toriyama entrou em uma escola técnica para estudar design. Em 1977, ele entrou em um concurso da Shueisha, a maior editora de mangás de todo o Japão. Ele participou duas vezes dessa competição: uma nesse ano e outra em 78. Porém, nunca ganhou nenhuma dessas vezes. Contudo, ele recebeu o telefonema de Kazuhiko Torishima (grande editor de mangás), o falando para não desistir de seus sonhos como mangáka. Alguns meses depois desse contato, Akira publicou seu primeiro mangá: Wonder Island. 
Ainda assim, muitos de seus projetos eram recusados. O que mudou em 1979, com Tomato Police Woman, ele começou a erguer seu nome entre os artistas desse tipo desconhecidos.
Seu primeiro sucesso veio com Dr. Slump de 1980. Onde ele faz muitas paródias com ficção científica e outras obras de tokusatsus e filmes americanos. 
Durante 1981 e 1984, ele criou algumas pequenas histórias.

Ainda durante 1983, ele também criou o Bird Studio. Lá ele criaria o mangá, que poderíamos chamar como a base para Dragon Ball: Dragon Boy. 
Dragon Bal, que fez um sucesso estrondoso, durou de 1984 até 1995. E durante esse período, ele fez 519 capítulos para essa saga. tudo isso em 42 volumes. Um dos editores de Dragon Ball era justamente Kazuhiko Torishima. 

Isso faz com que surjam (mais na TV do que no mangá) as seguintes séries derivadas desse universo:

-Dragon Ball;
-Dragon Ball Z;


-Dragon Ball GT;
-e Dragon Ball Super.
Sem contar os jogos e outras obras com ligação com esse universo criado por ele
Já fez outras obras, mas nenhuma alcançou o patamar do personagem Son Goku de Dragon Ball.

Nenhum comentário:

Postar um comentário