segunda-feira, 5 de junho de 2017

A história de Tekken

O primeiro Tekken foi lançado para os fliperamas japoneses em 1994. Sua criadora foi a Namco que também seria responsável por outros jogos famosos hoje em dia. Na época era um resposta ao Virtua Fighter da Sega, pois também projetou um game de luta com tecnologia 3D. Não só nos de luta, mas em outros estilo a disputa continuava.
Sendo que o Tekken veio depois (VF surgiu em 1993), ele apareceria para o Playstation em 1995. Tudo isso devido a uma parceria entre a Namco com a Sony, produzindo games para eles.
O sistema de jogo era inovador em sua época. Isto pois, normalmente os games de luta eram com botões de socos forte e fraco e chutes do mesmo estilo. Contudo, Tekken possuía um botão para cada um dos braços e pernas. Ou seja, esquerda e direita nos combates.
Diferente de Virtua Fighter que queria mostrar melhor, e de forma até realista, os combates, Tekken ia para um lado místico e de ficção científica. O que atraiu não só os gamers, mas também os nerds de plantão.
A história trata do The King of Iron Fist Tournament, um campeonato patrocinado por Heihachi Mishima, o cruel dono de uma companhia (a Mishima Zaibatsu), que fez esse torneio para testar suas habilidades em combate. Entre os lutadores, estava seu filho, Kazuya Mishima... Que ele jogou em um precipício quando o cara ainda era criança. Ele teria feito isso pois, supostamente, assim o garoto provaria se era um verdadeiro Mishima. Só que Kazuya, sim, sobreviveu, e ficou com cicatrizes pelo corpo todo desde então. Isso tudo pois ele conseguiu o auxílio de uma força chamada Devil.
O visual ainda não estava bom (tanto em lutas como em CGI), mas isso iria melhorar.

No final de Tekken 1, o mais canônico relativo a Kazuya Mishima, ele pega seu pai derrotado... E também o joga de um precipício, como Heihachi fez com ele.
Em Tekken 2, vemos uma grande melhoria nele. Podemos compara o game com Street Fighter 2. Que também consagrou a franquia até os dias de hoje. O jogo saiu para os fliperamas em 1995 e para os games em 1996 para Playstation e Zeebo (da Tec Toy). Até as CGI ficaram bem melhores!
Nesse jogo temos vinte e cinco personagens, contando com os secretos. E era extremamente bom destravar esses com as lutas no modo arcade.
Kazuya tomou conta das empresas de seu pai, depois de o jogar em um precipício. Ele se tornou um tirano igual ao seu pai. Heihachi, assim como seu filho, conseguiu sobreviver e abre mais uma vez o The King of Iron Fist Tournament. 
Os golpes indefensáveis surgiram em Tekken ai e foi um sucesso.

No final mais canônico de Tekken 2, Heihachi Mishima consegue vencer Kazuya com sua forma Devil. Ele pega o filho, com um helicóptero e o lança em um vulcão! Amor paternal é outra coisa!
Tekken 3 foi mais chamativo ainda que seu antecessor, se é que isso é possível! Lançado em março de 1997 para arcades. Só chegando para os consoles em março de 1998. Sendo considerado um dos melhores jogos de luta para o PSOne.
A velocidade e jogabilidade esta melhor, com gráficos muito bons mesmo em sua nova versão. Tekken 3 se passa vários anos depois do segundo, sendo que muitos na verdade são filhos ou sucessores de antigos lutadores. Como no caso de Marshall Law foi substituído por Forest Law. A Michelle foi substituída pela Julia. Assim como o King foi substituído por um pupilo dele que vestiu a máscara de seu mestre. Entre os acres
Jin Kazama, filho de Jun Kazama e Kazuya Mishima é o novo protagonista do jogo aqui. Heihachi fica sabendo de anomalias no México. Uma entidade asteca denominada Ogre estaria perseguindo outros lutadores. Com isso, o King original teria sido dado como morto. Quando o Mishima vai atrás desses fatos ele encontra Jin Kazama. Ele descobre ter um neto e o treina. Mas isso não passava de um plano para usar seus poderes contra o inimigo, e talvez conquistar uma nova força. 
Temos a adição de um personagem novo do Brasil. Além de Hwoarang, Gon, entre outros, temos o capoeirista brasileiro Eddy Gordo. Por muitos esse personagem é chamado "noob killer". O Gon mesmo é um dinossauro de um mangá, mas que só apareceu em Tekken 3
Depois de vários combates, Jin vence Ogre e sua verdadeira forma. 
Um fato engraçado é que Jun Kazama desapareceu no mundo. 
Tekken Tag Tournament 1 não é canônico para a história, mas interessante em seu conceito. Você joga com dois personagens. Sendo que se perde com uma das barras de vida, você perde a luta inteira. O que lhe fazia trocar de personagens várias vezes durante o conflito. A jogabilidade era levemente superior a Tekken 3.
Sem contar a polêmica de Unknow. Essa que é a mais famosa personagem do jogo e chefe dessa versão. Como foi dito, esse jogo não é canônico. Mesmo assim, muitas pessoas criaram a teoria que Unknow seja na verdade a irmã de Jun Kazama ou a própria. Até hoje, a Namco diz que não... Mas vai se saber... Detalhe: ela tem uma tatuagem da Mishima em seu braço, como Jin tem...
Talvez o jogo em que desandou a obra foi Tekken 4. Essa sequência chegou em 2001 para os fliperamas e 2002 para os consoles. Tinham muito poucos personagens, se comparado a qualquer versão anterior da franquia até então. Os cenários dinâmicos não agradaram muitas pessoas. Além disso, eles tinham fim, diferente do que os jogos de Tekken normalmente eram. Além de colunas e outros tipos de obstáculos. O que é curioso, pois anos antes o Virtua Fighter 3 chamava a atenção com isso também, sendo que também não gostaram disso nessa série.
Heihachi, depois que Jin venceu o Ogre, traí seu neto dando um tiro nele! Quando os soldados vão verificar o corpo (ou levar ele para outro lugar, já que o Kazama tinha Devil em si), ele desperta o Devil. Tudo isso para despertar o gene desse monstro dentro do rapaz... Que coisa bonita de neto para avô.
Depois de tudo isso, dois anos se passaram, e Heihachi descobriu que o Kazuya ainda estava vivo! Como alguém sobrevive a um vulcão? Bem... A G Corporation, outro grupo que tinha sede no Nepal, pegaram os restos mortais dele e o reviveram ou fizeram um clone do cara... Mas que além de ter o Devil Gene e DNA do Ogre. Sabendo de tudo isso, Heihachi abre mais um The King of Iron Fist Tournament. Dessa vez, com a finalidade de atrair seu filho mais uma vez. Assim como seu neto.
Ainda assim o jogo colocou novos rostos na saga.
Um fato que foi descoberto é que diferente de muitos lutadores que deixaram seu legado para os mais novos, Nina Williams na verdade era mãe do novo lutador, Steve Fox. Como assim? Acontece que ela sempre foi colocada em sono criogênico. Sem que ela soubesse, a equipe que congelou ela fazia gravidez in vitro com ela!
Além de termos a adição de mais uma brasileira, Christie Monteiro. Capoeirista que foi treinada por Eddie Gordo!

No final, Kazuya é derrotado por Jin. Com isso, Heihachi se revela. Depois da luta, e vencendo Heihachi, ele quase mata o avô. Nesse momento, suas asas se abrem. E o espírito de Jun Kazama aparece para ele (ou algo parecido). Talvez tenha sido uma ilusão quando o Kazama olha para uma estátua. Ainda assim, poupa o patriarca Mishima.
Tekken 5 voltou para os trilhos no final de 2004 para fliperamas, e 2005 para consoles. Além da jogabilidade voltando as suas raízes (no quesito gameplay) agora você poderia fazer pequenos mini games e personalizar o seu personagem! Cara isso era fantástico para a época. E ainda tinha mais de 30 personagens!
Surgiu também uma versão para PSP chamada Dark Ressurection, em que surgiram os personagens Dragunov e Lili Rockenfort.
A história começa de onde terminou o quarto jogo da saga. Com Jin despertando seus poderes e fugindo, Heihachi e Kazuya tem que lidar com vários robôs Jack contra o tempo da família Mishima. Kazuya joga seu pai contra os robôs e um deles detona uma bomba. Eles foram lançados pela G Corporation. Supostamente, Heihachi Mishima esta morto. Mas com isso, algo deu errado.
 Jinpachi Mishima, o pai de Heihachi, que foi traído por seu filho e aprisionado abaixo do templo. Ao que parece, ele era uma boa pessoa. Ainda assim, um espírito de vingança apossou de seu corpo lhe mantendo vivo e com a explosão, além do sangue Devil, algo que lhe fez enlouquecer, chamando os maiores lutadores do mundo. Pois ele estava morrendo lentamente por conta dessa força que obteve! E ele propõe o The King of Fist Iron Tournament mais uma vez para alguém o matar!
O último dessa franquia que saiu foi Tekken 6 (até 2017 com Tekken 7). A versão de arcade saiu em 2008 e a versão para consoles saiu em 2009, que mais tarde teria uma expansão chamada Bloodline Rebellion. Nessa fase, o jogo contava com 40 personagens, muitas roupas para customização, vários modos de jogo, além de um modo de história com muitas cenas em CGI. Pegando um pouco do sistema de jogo Tekken Force, ou seja, luta misturado com jogo de "passar de fase".
Após os eventos do último Tekken, Jin Kazama teria vencido Jinpachi Mishima (seu bisavô) e assumiu a Mishima Zaibatsu. E ele começou uma verdadeira guerra mundial, no qual colocou o mundo em caos. Muitas das histórias envolvem pessoas contra a empresa Mishima, ou contra o próprio Jin. E o Kazuya, que lidera a G Corporation, que começou a atacar seu filho e seus empreendimentos aumentando o status das batalhas pelo mundo. Mas descobrimos que as intenções do Jin não eram tão cruéis no final das contas.
Ele queria que toda a energia causada pelo conflito, pudesse materializar Azazel. Uma divindade antiga e maligna que estava para corromper o mundo. E para completar o despertar desse ser teria que surgir as duas estrelas malignas: que no caso são Jin Kazama e Kazuya Mishima. Assim destruiria esse ser ancestral, além de se livrar da maldição do Devil Gene. Ao menos é isso que ele queria.
O gameplay ficou muito bom. Nada foi mudado, com exceção do sistema rage, em que o personagem fica mais forte e rápido quando esta com pouca vida. Além dos cenários podendo ser destruídos. E até mesmo podendo mudar de cenário com isso! Algo que pode ser visto em games como Mortal Kombat, além do recente Injustice.
Em Bloodline Rebellion nós temos a adição de Alisa Bosconovitch, androíde criada pelo cientista Bosconovitch para ter uma aparência similar a de sua falecida filha, e Lars Alexsanderson, filho ilegítimo de Heihachi Mishima que teve ele só para provar que não era ele a pessoa com o Devil Gene! Ele "fez" o Lars só para provar que não era o culpado pelo Kazuya e Jin! Machismo? A gente vê no Heihachi.
Depois do Tekken 6 deve o Tekken Revolution que surge como um free-to-play, mas ele foi descontinuado. Nele temos a introdução de Elisa. Tekken Hybrid também que nem sequer consegue ser canônico de alguma forma. E o Tekken Tag Tournament 2.
Ele saiu em 2011, lançado pela Namco e distribuido pela Bandai. Aqui nós vemos mais um spin-off, ou seja, ele não é canônico para a série. Ele saiu para Playstation 3, X-Box 360 e Wii U. Além de ter saído uma versão melhorada para fliperamas chamada Tekken Tag Tournament 2 Unlimited.  É um dreamatch, assim como seu antecessor, ele reúne vários lutadores apenas para jogar. E como o primeiro desse tipo, você joga com dois personagens.
Poucos lutadores não voltaram. Alguns personagens e aparições deles fizeram uma grande reviravolta na cabeça de alguns fãs.
Por exemplo, Angel, a personificação do lado bom de Kazuya. Teoricamente ele perdeu esse lado muito tempo atrás... Ao que tudo indica. Bosconovitch, Kunimitsu, Jinpachi Mishima e Forrest Law. E também Jun Kazama, até hoje nunca confirmada como morta. Ao que tudo indica, ela teria sido morta por Ogre em Tekken 3. Mas... Essa talvez seja a maior incógnita (por isso as teorias sobre Unknow ter alguma ligação com a família Kazama) do game. Outra que aparece do nada é Miharu Hirano, colega de escola de Xiaoyu, que mais deve ter sido um fan-service. P-Jack ou Prototype Jack é o único dos Jack que é uma versão criada pelo doutor Bosconovitch. E temos até mésmo Unknow, sem um espírito com forma de lobo. E Jaycee, que nada mais é do que Julia Chang. Uma amiga lhe pede ajuda, levando-a a um hospital, onde uma mulher estava desacordada. Aquela que estava desacordada iria participar de um torneio em poucas horas, depois de muita insistência ela participa desse torneio.
Death by Degrees é um jogo de ação/aventura que foi inspirado nos jogos da série Tekken. Originalmente anunciado com o título de "Nina", o seu eventual título foi escolhido como referência para aos seus múltiplos graus combates de sistema. O título foi lançado pela Namco exclusivamente para o PlayStation 2 em 2005. Ao que parece ele é entre o Tekken 5 e Tekken 6 mas não há muitas confirmações.
Como pode se perceber, esse spin-off é estrelado pela personagem Nina Williams. O MI6 contrata Nina Williams para que faça uma missão para eles. Ela é contatada por Alan Smith, agente desse grupo, que quer tanto essa missão bem sucedida que estão cooperando com a CIA. Para isso, Nina deve se infiltrar em um navio de uma grande companhia e obter dados e provas de uma certa organização. Há um torneio de lutas clandestinas e ela pode usar isso como um modo de entrar no lugar sem ser descoberta, como um disfarce. O jogo segue a personagem enquanto ela se envolve com mais problemas com esse grupo misterioso. Grupo esse que se chama KOMETA.
Temos ainda um anime de Tekken que não fez tanto sucesso e um movie. Esse fez um relativo sucesso. Mas esse movie é de animação em CGI. Também tivemos um filme com pessoas (live-action) muito ruim. Logo trataremos disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário