sábado, 8 de abril de 2017

Rádio J-Hero: Do seu jeito, do seu gosto


Fundada em 13 de novembro de 2008, a Rádio J-Hero é uma web-rádio brasileira focada em pessoas que são fãs de animes e mangás, público que se define por Otaku/Otome.
Seu objetivo é propagar a cultura oriental com destaque para a japonesa, por meio de músicas, programas temáticos, matérias, resenhas e artigos.
Mas vamos ver como ela surgiu e sua proposta por ela mesmo. O texto a seguir saiu do site J-Hero:

"Em meados de 2004 e 2005, um jovem de 16 anos chamado Rubens Junior  era o que poderíamos chamar de Otaku, baixando e assistindo animes por horas e horas. Se tornou um fã de músicas japonesas por causa das aberturas e encerramentos dos animes.
Certo dia, Rubens conheceu uma antiga web-rádio em um dos sites que frequentava. A rádio tocava músicas de animes, motivo que de imediato cativou a atenção do jovem, tornando-se assim ouvinte e fã da mesma. Rubens quis fazer parte da equipe daquela web-rádio e rapidamente se inscreveu para uma das vagas de locutor.
Dentro de certo tempo, seu pedido foi aceito e Rubens entrou para a equipe passando a ser conhecido pelo nickname de Kisuke (referencia ao personagem Urahara Kisuke de Bleach).
Kisuke iniciou seu treinamento para locutor e realizou seu objetivo, mas infelizmente, em poucas semanas após integrar a equipe e iniciar seus treinamentos, aquela web-rádio passou por uma fase turbulenta e chegou a fechar as portas. Ele ficou arrasado de saber que a web-rádio havia sido fechada por motivos de brigas.
Em meados de 2005 e 2006, Kisuke começou a sonhar em criar uma web-rádio e chamá-la de Japan Fire. Como não tinha nenhum conhecimento e nem ajuda, ele nunca conseguiu dar início ao projeto, e acabou desistindo.
Em 2007, Kisuke passou a frequentar o chat de uma web-rádio concorrente a qual participava. No bate-papo, fez amizade com duas pessoas, seus nicksnames eram PH e Shiro, amigos que também compartilhavam do mesmo sonho, o de montar uma web-rádio própria.
Depois de pensarem muito a respeito, em 2007, os três amigos se uniram e fundaram a Rádio Japan Extreme, marcando o início de um grande projeto que conseguiu unir uma equipe de mais de 20 pessoas.
Por não terem a experiência necessária, a Japan Extreme nunca ultrapassou a barreira do amadorismo. Sempre surgiam problemas e a união dos três amigos se desfez até que Kisuke foi o único deles a continuar com o projeto.
Por se ver sozinho na administração e ter uma equipe em formação, Kisuke decidiu reestruturar a organização. Dessa vez com mais conhecimento e experiência, decidiu então dar um novo nome a Japan Extreme.
Na época Kisuke estava fã do anime Naruto, e ao assistir o episódio 19 do anime (onde o personagem Naruto é reconhecido como herói ao final), Kisuke teve a inspiração e em sua cabeça vieram as palavras “herói japonês”.
Assim, Kisuke nomeou a até então Japan Extreme em J-Hero (abreviatura para Japan Hero), Uma semana depois de escolher o novo nome, isto é, em 13 de novembro de 2008, ele registrou o domínio “radiojhero.com”,  dando origem á Rádio J-Hero, com o slogan “A sua rádio de J-Music”.
Na primeira formação da Rádio J-Hero, a equipe era constituída por alguns dos seguintes membros: Sayuri, Chocolove, Nah, Tomoyo, Mario-kun, Coragem, Aka-chan, Azulão, Sagui, Le sete, Shadow, Alface, D6, Drixy, Haru, Nanda, dentre outros. (Desculpas por não lembrarmos de todos).
O início foi bem simples, com poucos ouvintes e pouca divulgação, pois a rádio por ser nova, não era conhecida.
Devido a conflitos na equipe, a Rádio J-Hero quase faliu no inicio de 2010. Vários membros haviam deixado a equipe, trazendo um dos piores momentos desde a sua fundação.
Sem esperanças de como resolver a questão, Kisuke propôs uma sociedade ao seu amigo Lexus (Duane Mafra), amigo que havia sido da equipe J-Hero no ano de 2009.
Lexus  aceita o convite, dando início a uma nova estrutura para a J-Hero. Novas formas de gerenciamento e novas ferramentas de TI são adotadas, regras, normas e planejamentos são criados, tudo sob uma nova administração, focando na eficiência e na comunicação interna.
Uma nova logomarca é criada, com o novo (e atual) slogan “Do seu Jeito, Do seu Gosto!”

A proposta
A proposta temática é englobar todo universo do público otaku, apresentar programas musicais partindo de trilhas sonoras de animes e englobar conteúdos que tenham ligações diretas com tal cultura.
As músicas são ligadas aos temas de animes, tais como aberturas, encerramentos ou partes das trilhas sonoras. Músicas brasileiras que sejam ligadas a tal conteúdo também se encaixam dentro da proposta, sendo versões brasileiras para temas de animes ou até paródias. Games também ganham espaço, restringindo os temas musicais para aqueles ligados á cultura oriental.
Inicialmente o objetivo da Rádio J-Hero era apenas a cultura japonesa, com foco em J-Music (abreviatura de Japanese music), entretanto, com a variedade de estilos mostrados pelo mundo otaku, a proposta foi ampliada para outras partes do oriente, como a sul-coreana por meio do K-Music (abreviatura de Korean music).

A escolha do nome J-Hero
J-Hero é a abreviatura de Japonese Hero, ou Herói Japonês. O nome foi inspirado em um dos espisódios do anime Naruto, onde o personagem principal é reconhecido como herói ao final de uma das primeiras sagas (mais informações em Nossa História). A abreviatura é feita com lembrança aos estilos musicais: J-Music, J-Pop, J-Rock, J-Metal, entre outros.

A organização J-Hero
A J-Hero é uma organização constituída por pessoas que trabalham apenas por Hobby, onde são convidadas a integrar sua equipe e se comprometem a honrar seus compromissos para manter viva a proposta.
A organização é dividida em quatro funções: locutores, redatores, colaboradores e administradores.  Todos trabalham de forma voluntária, intencionando apenas ganhar experiência pessoal, realizar o que gostam e adquirir novas amizades."

Nenhum comentário:

Postar um comentário