terça-feira, 25 de abril de 2017

O sucesso dos k-pops e doramas coreanos!


Ontem estava recomendando a uma conhecida um dorama bonito e mais simples. E foi então que notei como a cena K (no caso, coreana=korean) esta ganhando fama. Muito mais que poderia se imaginar para uma coisa do extremo oriente.
Explico: o ocidente sempre tem um pé atrás com relação a entretenimento do Japão, China e Coréia do Sul. Não acredita? Então, por qual motivo muitos filmes orientais (não importando de qual dos países falados antes veio) é visto com certo receio? Tanto que se sabe que farão um filme de Death Note, sendo que no Japão já tem quatro filmes sobre o assunto! Mas ok.
De qualquer forma, os animes e mangás continuam sendo o maior meio de entretenimento absorvido pelo ocidente. Porém, no próprio Japão existem músicas pop com seu estilo único. Claras referências disso são Ayumi Hamasaki ou, mais recentemente, AKB48. E talvez grupos parecidos com esse começaram a influenciar as mídias responsáveis por música e televisão na Coréia. Isso fez com que uma grande quantidade de grupos coreanos surgisse para se apresentar. Exemplos são Twice, Girls Generation, 2NE1, Blackpink, Red Velvet, 4Minute, Orange Caramel, F(x) (das bandas femininas), Mr.Mr, Boyfriend, 2PM, Big Bang e Super Junior (das bandas masculinas). Algumas delas criando talentos solos como CL do 2NE1, ou Hyuna do 4Minute. Sendo que grupos como o Big Bang ganharam muitos prêmios fora de seu país de origem. O que demonstra a força e talento verdadeiro desses grupos, diferente do que muitos pensam. Mas nenhum deles fez tanto sucesso quando o arrasa quarteirão PSY. Em menos de quatro meses o cantor sul-coreano se tornou um pop star mundial. O Youtube enlouqueceu com a popularidade do cara. Sendo que ela já tinha lançado seis albuns antes de seu hit Gangnam style. 
Talvez um dos fatores que difere o j-pop do k-pop seja um: a audácia, a ousadia. Nos clipes de música japonesa, podemos ver cantores e cantoras de talento. Contudo, eles são sempre contidos em letras e danças. Mesmo cantores diferente, como a Kyary Pamyu Pamyu é bem contida. Podemos notar isso mais claramente em clipes das músicas de Psy como Gangnam style, Gentleman e Daddy. E em músicas de CL com músicas tais como Hello bitches. Todas com um teor mais sexual e sensual.
Isso fez o ocidente crescer seu olho para outras formas de entretenimento da Coréia do Sul. Mas quais? Eles não tinham animes ou manhwas de grande sucesso (ainda). Ai surgiram os doramas. Tecnicamente falando, doramas são como novelas. Mas com um pequeno toque dos seriados americanos em relação a sua estrutura. No Japão que eles surgiram e quase sempre tiveram início com mangás e animes que fizeram sucesso por lá.
Tanto que vi alguns episódios de um que gostaria de recomendar. Moon Lovers ou Scarlet Heart Ryeo é um dorama lindo e engraçado muitas vezes. Durante um eclipse total do sol, uma mulher do século 21 de 25 anos, Go Ha-jin, se afoga e é transportada de volta no tempo para Dinastia Goryeo (na antiga Coréia). Ela acorda no corpo de Hae Soo uma garota de 16 anos e ali, ela encontra muitos príncipes reais da família governante. Ela se apaixona pelo 8º Príncipe Wang Wook, e mais tarde por Wang So, o temível 4º Príncipe que esconde o rosto atrás de uma máscara e é dado o rótulo de "cão lobo". Enquanto isso, a rivalidade e política seguirá entre os príncipes, em uma luta pelo trono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário