segunda-feira, 24 de abril de 2017

O que esta acontecendo com os tokusatsus?

Assistindo o final de Metalder, me veio a cabeça como os atuais tokusatsus estão fracos em roteiro.
Para quem não sabe, no final da série, o herói pede que um amigo destrua um cinto com energia gravitacional. Esse cinto é fonte de seus poderes e de sua transformação. Contudo, isso impedirá que volte a sua forma humana, Hideki. Ele pede isso ao amigo pois caso contrário o planeta explodiria, já que o item estava danificado devido ao vilão Neroz. Em um ato muito triste, Hitomi, seu colega usa a espada na frente de outra amiga do protagonista Maya. Metalder se despede, pois nunca poderá ser aceito em uma sociedade atual como um ser humano e que sua humanidade se perderia... Ao menos é isso que parece... Ainda assim, um bom final naquela época para uma série.
Hoje em dia grande parte dos tokusatsus (sejam metal heros, kamen riders ou super sentais) perderam boa parte de seu roteiro. A prova esta por exemplo em suas franquias mais novas de tokusatsus como Kamen Rider Ghost. Não vou me aprofundar muito, mas o personagem principal é neto de um caçador de fantasmas. No tempo atual, monstros provenientes de espiritos de grandes figuras históricas surgiram no mundo. E ao salvar algumas pessoas ele morre. Um eremita o ressuscita, mas ele precisa agora enfrentar monstros baseados em personalidades reais. Além disso, quando se transforma em Kamen Rider Ghost, ele usa outros espíritos como os de Benjamin Franklin. Agora, eu nem sei quem gostaria de ver uma história assim! Esta fraca demais! Nem parece algo mais bem bolado como as de Kamen Rider Black ou RX. Nem Decade!
Ai vamos para os super sentai. Quem tem a minha idade pode conhecer obras como Changeman ou Flashman, mas esqueça completamente isso! A seriedade dessas obras foi totalmente esquecida. Não que seja algo extremamente necessário, mas que deixa a obra ruim... Ah, isso sim! Em Samurai Sentai Shinkenger, as famílias de vários clãs samurais se unem na atualidade para combater monstros provenientes de um rio, que na mitologia japonesa, conduz os espíritos dos mortos. Bacana? Pois é... Para ai! Quase nada da tecnologia é explicada. Para que falar tudo isso sem dar um motivo ao menos decente para os avanços nos itens? Complicado.
É certo falar que um tokusatsu quer chamar atenção para um mercado de brinquedos e bugigangas. Contudo, isso mostra que nós não temos mais pessoas apaixonadas nos roteiros. E não é a toa que o filme dos Power Rangers (esse de 2017) fez tanto sucesso. Bem mais plausível e bacana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário