terça-feira, 4 de abril de 2017

Animes e mangás com guerras japonesas


Animes e mangás que tratam de guerras são muitos. Inclusive, aqui no blog já postei alguns que tratam sobre a Segunda Guerra. Mas agora falarei sobre outros por aqui. Tanto o de espadas, quanto os com armas de fogo. Mas hoje será sobre os samurais
Sengoku Basara se baseia em especial nos conflitos da Era Sengoku onde os daimyos entravam em conflitos uns com os outros e o poder dos xoguns aumentava de forma até alarmante. Então, dois guerreiros se destacam nesse conflito: Date Masamune (cheio de gírias americanas e líder de Oshu) e Sanada Yukimura (general de Takeda Shinken, líder de Kai). Ambos possuem uma rivalidade pela a disputa de terra, assim como os outros generais que querem governar a ilha. Mas em especial, Sanada Yukimura e Date Masamune, pois ambos possuem uma rivalidade pessoal de sempre quererem lutar contra algum adversário mais forte, mas um nunca conseguiu derrotar o outro. Há outros generais que possuem rivalidades no jogo.
Apesar de ser baseado em uma forma mais viajada da história real, Sengoku Basara é um anime inspirado em um jogo de mesmo nome. Algo parecido com Destiny Warriors, só que produzidos pela Capcom. O que rendeu duas séries e um movie. Com personagens reais como Oda Nobunaga e Hideiyoshi.
E aqui mais um anime que trata sobre o Shinsegumi e sua importância. Peace Maker Kurogane.
Durante, ou melhor, um pouco antes do turbilhão caótico do Bakumatsu. Um orfão de nome Tetsunosuke quer se vingar do assassino de seus pais. Ele é acolhido pelo Shinsegumi, "exército-polícia" de Kyoto, para um dia se tornar um importante membro do grupo. Mal sabe ele que fará amizade exatamente com o discípulo do assassino de seus pais...
Entre as personalidades históricas do Shinsegumi vemos vários membros como Soiji Okita (que tá um pau no principal da história no primeiro volume logo de cara, com uma shinai) e Hajime Saitou (que também aparece em Rurouni Kenshin - Samurai X). A trama mostra, como pano de fundo os conflitos daquela época.
Rurouni Kenshin. No Brasil, foi adotado o título americano Samurai X. É um Anime baseado no mangá de Nobuhiro Watsuki, que misturava vários gêneros como ação, comédia, típico de mangas shonen, mas que deixava no ar um romance mal resolvido por parte do personagem principal Kenshin e a personagem secundário Kaoru.
Kaoru Kamiya faz a narração da história de um dos lendários personagens que marcaram o final da Era Tokugawa (final do feudalismo Oriental no Japão), o Hitokiri Battousai, que ela crê estar atacando seu dojo. Ao mesmo tempo um rurouni (andarilho, em uma tradução mais simples) surge e tenta a ajudar. Depois de alguns problemas iniciais, como a desconfiança de Kaoru por esse andarilho possuir uma espada de lâmina invertida, ele salva a moça. Mas revela que ele sim, era o lendário Hitokiri. Acontece que ele, mesmo conseguindo um Japão mais justo, se sente culpado pela quantidade de mortos que deixou no caminho. E ele fica no dojo Kamiya e começa a juntar amigos e aliados (como Sanosuke Sagara, Yahiko Miyoujin e tantos outros).
Esse lendário espadachim realmente existiu – mas lógico não era ruivo. Um dos traços marcantes e que a diferencia da grande maioria das histórias de samurai, é o excelente cruzamento entre os acontecimentos históricos reais, que são normalmente tema da trama da temporada, e a presença de personalidades marcantes da história japonesa.
É uma excelente história, além de que Rurouni Kenshin lhe ensina sobre como funcionava o sistema e modo de vida oriental que marcava a Era Tokugawa e toda a transformação necessária, que esta registrada na história, para acabar com ele e botar no poder a mais antiga de todas as dinastias que existe até hoje. A Dinastia do Japão esta no poder desde a queda da Dinastia Tokugawa até os dias atuais, então o anime retrata como começou a Era Meiji.


Nenhum comentário:

Postar um comentário