terça-feira, 14 de março de 2017

Pacific Rim: uma homenagem aos animes e mangás de mechas


Em Pacific Rim temos um filme que usa muito de uma temática parecida com animes e mangás. Isso pois temos o competente (e que também foge muito de dirigir algumas obras...) Guillermo del Toro. Que quando esta no controle consegue fazer muita coisa boa, fazendo referências clara ao universo que ele se propõe a mexer. Como foi o caso de Hellboy e Hellboy Golden Army. 
A história se passa na década de 2020, onde surgem monstros enormes chamados kaijus (palavra japonesa para monstro gigante). Eles surgem de um portal interdimensional no Oceano Pacífico. Depois de muitas dificuldades com mecanismos de armas extremamente perigosas, eles criaram os jaegers, mechas gigantes e poderosos para combater esse mal. Esses itens bélicos e perigosos são na verdade pilotados por duas ou mais pessoas, através de um implante neural poderosíssimo. Raleigh Becket é um ex-piloto de jaeger que volta a ativa de forma meio forçada, e que precisa sincronizar com Mako Mori. Ela é uma nova piloto. Só que as taxas de assimilação desse robô são maiores com pessoas com ligação sanguínea. Como pai e filho, e irmãos e irmãos por exemplo. 
Raleigh é conhecido pois em determinada batalha, seu irmão morreu, deixando o jaeger que pilotava só na forma bruta: sozinho!
O que causa certa repulsa do piloto em participar de um novo projeto com jaegers e sua nova colega. 
Entres os atores do filme estão queridinho de del Toro, Ron Perlman. Algo parecido com o relacionamento de Tim Burton e Johnny Depp. 
O filme foi um grande sucesso, sendo que uma sequência surgirá, talvez em 2018. Ele que usa bastante referências (não explícitas) aos animes e mangás de mechas gigantes. Entre os atores, além de Ron Perlman, temos Charlie Hunman (Raleigh) e Rinko Kinkuchi (Mako). 
Cara esse filme é bom! Usando e abusando de coisas como referências de filmes clássicos, animes e mangás conhecidos. Desde os combates mais simples, até o grand finale, com um "bastão de trem" e uma espada mecânica do robo com asas. Um otaku pira com tudo isso! Pois é lindo demais. Bem feito e bem construído.
Um único problema é que o filme em português se chama O Círculo de Fogo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário