quarta-feira, 29 de março de 2017

Os RPGs da Nintendo



São poucas as franquias que podemos chamar de RPG dentro dos consoles da Nintendo. Um bom exemplo que migrou do Super Nintendo para o PSOne, foi a épica produção Final Fantasy. E de certa forma, isso mudou drasticamente os ritmos de games como conhecemos até hoje. Não é?
Mas existem aqueles que são, tecnicamente, ligados a Nintendo de corpo e alma. Entre eles estão The Legend of Zelda, Mother e Fire Emblem. Alguns outros jogos não estão nessa lista, por, mesmo possuindo elementos de RPG, não seguem as linhas tradicionais de RPG.

Mother: Essa franquia, que consiste em três cartuchos, deve seu início em 1989. Com uma temática bem diferente para os RPGs de sua época. Ainda assim, ele mantem características únicas, além de enredo tocante. Feita pela ApeInk, uma subsidiaria da Nintendo, sendo depois chamada de Creatures. Mas o nome mais conhecido de Mother é Shigesato Itoi. Ele teve com influências de animes como Cyborg 009 e na música com Beatles, além de der uma infância difícil sem uma grande presença de seus pais em sua vida.
A história acompanha eventos paranormais na história americana, talvez por uma estranha abdução que ocorreu muitos anos atrás. Com coisas envolvendo de poderes paranormais, tudo envolvendo um ser antigo. Giygas, que ao que parece, é um ser alien. Ele pretende destruir a humanidade por motivos até mesquinhos e sem sentido. Na verdade, nem tanto, pois ele foi separado de sua única mãe, mesmo ela sendo adotiva. E ai vem o charme de Mother. O apelo emocional para questões como família. Não a de sangue e sim aquela que faz parte do nosso dia-a-dia.
The Legend of Zelda: Antes de tudo, Zelda sempre é a princesa. O herói sendo Link. E esse é um dos parametros que sempre ocorre em TLofZ. Um herói e uma princesa a ser salva. Quase sempre, possuindo Ganon como o grande vilão da série. Possuindo como pano de fundo o reino de Hyrule. Normalmente, o enredo da série envolve uma relíquia sagrada chamada de TriForce, a qual quem conquistar seus três pedaços pode pedir qualquer coisa. Lembrando, ela não distingue bons ou maus. O que torna a vida do herói uma complicação só. 
Outro elemento que quase sempre esta ligado a franquia é a Master Sword. 
Lembrando que a série tem mais de 20 anos de duração. E sua cronologia é bem confusa as vezes. Contudo, Hyrule Historia (um livro do mundo de The Legend of Zelda) mostra essa linha do tempo bem explicada. Na medida do possível, na verdade. Então nos temos uma divisão dos jogos a partir de Ocarina of Time que são Linha do Tempo do Herói Caído, Linha do Tempo do Herói Criança e Linha do Tempo do Herói Adulto. 
Fire Emblem: É uma série de jogos eletrônicos de RPG de estratégia, desenvolvido pela Intelligent Systems e publicado pela Nintendo. A série estreou em 1990 com Fire Emblem: Ankoku Ryu to Hikari no Tsurugi para o Famicom. Todos os jogos da série eram exclusivos para o Japão até 2003, quando o sétimo jogo da série, para o Game Boy Advance foi lançado internacionalmente com o título de Fire Emblem, em grande parte devido à popularidade dos personagens de Fire Emblem Marth e Roy em Super Smash Bros. Melee. Todos os jogos de Fire Emblem produzidos desde então também foram lançados internacionalmente, com exceção de Fire Emblem: Shin Monshō no Nazo: Hikari to Kage no Eiyū para Nintendo DS. O último título lançado da série foi Fire Emblem Fates para Nintendo 3DS. O próximo será Fire Emblem Heroes, para Android e iOS, a ser lançado em 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário