terça-feira, 7 de março de 2017

Makoto Shinkai


Um gênio atual, comparado atualmente a Hayao Miyazaki (criador do Estúdio Ghibli), Makoto Shinkai tem ganhado espaço nas histórias japonesas atuais de animes, principalmente. Sua sensibilidade pode ser sentida em muitas das obras descritas a seguir. Além de produzir, escreve e desenha! Tanto que seu apelido por muitos é Novo Miyazaki. 
Sem contar que quando assiste um dos filmes animados, parece até que estão em uma cidade real. Porém, boa parte das vezes são pesquisa bem feitas de cenários reais, tanto para lugares reais, quanto para fictícios. E as obras de Makoto já ganharam vários prêmios!
Veja as histórias a seguir:
Byôsoku 5 Senchimetôru (2007): Traduzido como 5 Centímetros por Segundo. Colegas de turma e amigos muito próximos, Takaki Tono e Akari Shinohara moram em Tóquio. Por conta do trabalho de seu pai, Akari acaba se transferindo de cidade com sua família, e eles passam a manter contato através de cartas. Na medida em que as estações do ano avançam, esse contato vai diminuindo. Quando ela volta para Tóquio, é ele quem deve se mudar. Outras pessoas entram na vida de Takaki, mas ele não esquece Akari e, apesar de todas as separações, pergunta-se a todo momento se um dia terá a chance de encontrá-la novamente.
O filme, em seu título, faz uma analogia com as flores de cerejeira que caem 5 centímetros por segundo. Ele tem uma graphic novel e um mangá também. 
Hoshi wo ou Kodomo (2011): Asuna vive uma vida solitária. Seu pai faleceu e sua mãe está sempre ocupada com o trabalho no hospital. Sua única diversão é usar o cristal dado por seu pai para escutar seu rádio. Um dia, ela se vê em perigo ao encontrar um “urso” que está atacando pessoas da sua vila e é salva por Shun, um misterioso garoto que diz ser de Agartha, e esse encontro acaba por mudar sua vida para sempre. Usando elementos de fantasia que chegam a parecer com os dos Estúdio Ghibli.
Kotonoha no Niwa (2013): Traduzido como O Jardim das Palavras. Takao estava matando aula, desenhando sapatos em um jardim japonês, tentando se especializa em um ofício como sapateiro, quando encontra uma mulher misteriosa, chamada Yukino. O protagonista é bem maduro para sua idade, pois sua família é extremamente complicada. Sem planejar, ele e a jovem misteriosa acabam se encontrando mais vezes, somente em dias chuvosos, ficando mais íntimos e se abrindo um com o outro. Mas, o fim da estação chuvosa se aproxima...
Kimi no na Wa (2016): Mitsuha, que mora em uma cidade pequena no interior do Japão, e Taki, que mora no grande centro urbano que é Tokyo, inexplicavelmente começam a trocar de corpos. Inicialmente, isso lhes parece apenas um sonho, sobretudo quando no dia seguinte eles estão de volta a seus corpos normais. Logo, porém, fica claro que aquilo foi bastante real, e agora eles precisarão lidar com esse misterioso evento, dado que ambos seguem trocando de corpos de forma aparentemente aleatória. Tudo isso pode estar envolvendo um misterioso cometa, chamado Tiamat, que cruza o planeta Terra a cada 1200 anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário