segunda-feira, 6 de março de 2017

Episódios banidos de Pokémon


Muitos animes tem um ou outro episódio censurados. Isso ocorre sempre, muitas vezes sem nos percebermos. Contudo, muitas vezes um episódio inteiro. E em Pokémon isso ocorre mais do que imagina meu amigo. Vamos ver alguns aqui nesse texto.
Uma boa parte deles ocorre logo no começo do anime!
Beauty and the Beach: Esse episódio dezoito que muitos dizem ser Férias em Acapulco (nada é confirmado sobre isso, até hoje), na verdade tem um "caso relativo a homossexualismo" para ter sido banido nos States. Calma, não é bem por ai do que esta pensando.
Há um concurso de beleza em que as meninas do anime estão participando com seu biquinis, incluindo Misty, Jessie e o James... Isso mesmo! Ele participa já que aparece com biquini e peitos!
Ele até foi exibido tempos depois como "um episódio perdido" de Pokémon. Contudo, censurando todas as partes em que o James aparece.
Tentacool & Tentacruel: O décimo nono episódio é em que a Misty captura seu pokémon Horsea. Ele até foi exibido de forma normal nos Estados Unidos, até os acontecimentos de 11 de setembro em Nova Iorque. E nesse episódio em si, o Tentacruel e um exército de Tentacool ataca uma cidade de forma terrível. Lembrando que o povo americano ficou sensível depois dos ataques terroristas.
O engraçado é que a Warner passou e retirou esse episódio depois, sendo que na abertura aparece um trecho em que o Tentacruel ataca a cidade. Eles não notaram isso?
Miniryuu no Densetsu: No episódio trinta e cinco, Ash e seus amigos vão até a Safari Zone. Onde ele poderia capturar vários pokémons raros. E Ash captura vários Taurus no lugar. O problema é que o diretor do lugar aponta uma arma para Ash.
Lembrando que os EUA tem um certo problemas com armas (assista Tiros em Columbine), o que restringe desenhos animados a não exibir armas. Muito menos na cara de uma criança. 
Dennou Senshi Porygon: No trigésimo oitavo episódio, Porygon era o pokémon principal. Ele causou convulsões nas pessoas que assistiam (epilepsia fotossintetiva) atingido mais de seiscentos espectadores. E isso causou uma crise para o jogo e anime. O Pikachu de Ash usa um ataque choque do trovão, que pisca de certa forma, o que causou o incidente. Muito rapidamente, no máximo cinco segundos. Chegando a ter mais de doze mil crianças falando que tiveram sintomas mais leves desse estado.
Isso fez a TV Tokyo não exibir Pokémon por quatro meses. 
Feriado à la Jynx: Seria o trigésimo nono episódio de Pokémon. Muitas coisas saíram errado, a começar pela data de exibição dele, que deveria ser no Natal. Como imaginam, não foi. Pois por conta de outro episódio, o anime ficou quatro meses sem ir pro ar. E se fosse sair quanto a série voltou a ser exibida, cairia em abril, então deixaram para mostrar ele só em outubro. 
Vejam então como seria o caso: deveria sair em abril de 1997, mas acabou saindo em outubro de 1998. Um exemplo de como isso foi ruim é a continuidade do anime. Ash já tinha evoluído seu Charmander em um Charizard. Só que nesse caso ele ainda estava com um pokémon inicial de fogo.
Além disso, Jynx deve um design inicialmente associado ao racismo. Pois a pokemon tem uma pele muito escura e lábios protuberantes. Lembrando a atitude criminosa do blackface. E foi tirado do ar depois de várias críticas.
Tanto que isso fez GameFreak a partir da terceira geração, colocar a Jynx com pele roxa. 
Yureru Shima no Tatakai! Dojoach vs Namazun: Ele é o centésimo primeiro de Pokémon Advanced Generation. Ele é um caso diferente pois ele NUNCA foi exibido na TV. Nesse episódio eles já notaram a besteira que fizeram antes que precisassem banir ele quando já tivesse uma exibição. Whiscash, um pokémon aquático causa terremotos em uma ilha. Ai a galera do Ash vai até o lugar. Só que logo antes de ser exibido esse episódio, ocorreu um terremoto por lá. Para não serem insensíveis com as vítimas daqueles acontecimentos, eles preferiram não mostrar ele.
E não baniram só o episódio. Mas até mesmo ataques pokémon que remetiam a terremotos! Não posso dizer que não faz sentido...
O Desafio do Samurai: Ele foi proibido na Coréia do Sul. Na verdade, mais episódios foram banidos por lá. Cerca de vinte. O que acontece é que Pokémon tem várias referências a cultura japonesa. E nesse episódio, o oponente veste uma roupa de samurai. Isso se deve por problemas históricos e de certo preconceito com o Japão, restringindo no país a entrada de produtos nipônicos. Isso se deve pelo domínio da Terra do Sol Nascente sobre aquela pátria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário