quinta-feira, 30 de março de 2017

Algumas personalidades do Japão: Takashi Miike e Takeshi Kitano

Existem muitas personalidades famosas do audiovisual no Japão e no mundo. Incluindo os diretores, como no caso do aclamado Akira Kurosawa. Mas existem aqueles que curtem essa arte de modo um tanto diferente. Mas duas personalidades extremamente controversas são Takeshi Kitano e Takashi Miike.
Takeshi Kitano é extremamente versátil: ele era diretor de filmes, comediante, cantor, ator, autor, roteirista, poeta e pintor. Ele também é conhecido como Beat Takeshi. Contudo ele também ficou responsável por um jogo que ele estrelaria, como designer de game. Takeshi's Challenge! Mas não bastava ele ser a estrela, pois ele ficou encarregado do roteiro do game, assim como outras coisas. Lembrando das limitações do jogo (8 bits) Detalhe é que esse jogo se resume a luta contra yakuzas, divórcios, bater nas pessoas sem motivo, tocar shimasen, brigar com o patrão, largar o serviço para caçar um tesouro... Tudo isso no Nintendinho! A empresa que hoje em dia é conhecida por ser "de família" tinha um jogo nada ortodoxo em sua lista... Ok! Tudo com a mão da Taito por de trás. Ele é um dos piores e mais difíceis jogos da lista do console.
Takashi Miike não vai muito longe. Há uma estranha obsessão por esses diretores por coisas relacionadas com a yakuza, a máfia japonesa. Contudo, as obras dirigida pelo cara não se fixam MESMO só nisso. Ele carrega muito na visceralidade, sangue e cenas impactantes. Algo próximo de Quentin Tarantino, fã confesso do japonês. Sendo que ambos já participaram de obras, um do outro.
Entre um de seus mais famosos filmes esta por exemplo Audition, de 1999, ele conquistou muitos fãs fora de seu país. Nesse filme, um viúvo é convencido por um amigo a fazer séries de audições para encontrar uma nova esposa para o primeiro. Usando a desculpa esfarrapada que estão selecionando
uma atriz fazer um filme. Esse é um hábito até comum, promover eventos para mulheres que na verdade se tratam de outra coisa. Contudo, o viúvo se afeiçoa a uma garota. E um romance parecia ir bem, até que a moça se mostra uma louca, que brinca com as pessoas, incluindo deixar um homem... Como um cotoco humano!
Ichi The Killer, baseado em um mangá homônimo de Ideo Yamamoto, um chefe yakuza chamado Anjo some com 3 milhões de yenes. Kakihara, braço direito do Anjo, (e com um visual bem único) começa uma caça ao seu mentor e chefe, por ser dedicado a ele. Para completar, o cara contrata o assassino nerd Ichi, um cara com passado obscuro e secreto extremamente complexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário