sábado, 4 de fevereiro de 2017

Quem é Hatsune Miku?


Vocaloid, Hatsune Miku, Project Diva, J-Pop... são palavras estranhas pra muita gente, mas deve ter ouvido sobre elas porque é provável, principalmente entre a música pop. Isso fica óbvio entre os otakus e os fãs de cultura pop japonesa.
Aqui conheceremos Hatsune Miku, a cantora virtual japonesa que vem conquistando corações desde 2007, e agora está chegando com força total ao ocidente. Você vai saber como é produzida sua voz, seus maiores sucessos, seus jogos e a carreira.

Essa personagem não toma partido de ninguém, não pede opiniões, não se altera com ninguém. Seria a garota perfeita se não fosse pelo fato de não passar de uma personagem mesmo. Ela nem existe. Ela foi criada inicialmente para criar um software. Mas ganhou espaço e é até hoje um dos grandes icones da música pop japonesa.
Ela surgiu devido ao Vocaloid, programa criado pela Yamaha. Ele criava vozes sintetizadas a partir de amostras que tinha em seus bancos de dados. Era algo simples para os que entendem de música. E muita gente famosa que abraçou a ideia. 
Hatsune Miku era uma engine usando esse sistema, mas que possuía como avatar a garota de cabelos verdes e roupas futuristas. Para tanto, pediram ajuda a cantora e seyuu Saki Fujita para usar sua voz como modo de banco de dados ao programa.
A personagem conseguiu bastante visualização graças ao site Niconico. Algo como um Youtube japonês. E creio que sabem como o Japão cria uma verdadeira idolatria para determinados músicos e idols. O que mais fez sucesso foi um vídeo feito por um inscrito usando uma imagem do avatar e seu sistema em uma música de polka! Outro hit "dela" surgiu outro viral que foi Nya Nya que você deve conhecer bem. 


Além disso, a empresa dela criou uma versão digital dela, onde o usuário poderia fazer quase qualquer tipo de video musical. Procura na net que você encontra até música de capoeira com ela. Vendo o potencial dela, a Sega, criou um jogo com ela. O Project Diva. Com cara daqueles famosos jogos rítmicos japoneses. Surgiram outras vocaloids por conta dela. Mas nenhuma tão famosa quanto Hatsune Miku. 
Em 2009 deve um show dela como Vocaloid, usando um holograma e tudo. E fez sucesso ao menos no Japão. E em 2014, seu holograma beirou a perfeição. Não foi bem atendida nos States, contudo, é engraçado falarem que a personagem não é real. Pois na verdade muita gente faz maior lavagem cerebral com as divas que tem. Diferente de Hatsune que ficará para sempre na rede. Pois ela é imortal. E pegando celebridades mais barraqueiras como Justin Bieber, Rihanna ou (até aqui no Brasil) Wanessa Camargo, ela pelo menos nunca dará vexame em certas situações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário