terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Dojos de artes marciais importantes no Brasil


Existem muitos dojos e institutos no Brasil que mostram várias técnicas diferentes referentes ao Japão, relativos a artes marciais. Kendô, ninjutsu e outros estilos de combate são ensinados no Brasil por grandes senseis. Aqui cito pelo menos três deles aqui. 
-Bunjinkan budo Taijutsu Ninpoh: A arte nina ou ninjutsu oculta uma cultura de mais de 3.000 anos. Vindo do Japão, o ninjutsu desenvolve a capacidade de defesa frente a todos as outras modalidades de combate; pois suas técnicas empregam todas a partes do corpo, bem como técnicas e utilização de um vasto arsenal de armas. Sem contar técnicas de ocultamento e ataques efetivos.
Porém, é importante lembrar, que o ninjutsu acima de tudo é um caminho condutor ao auto conhecimento técnico e filosófico.
Sabedoria esta, que é transmitida de geração a geração, e hoje é ensinada através da Bujinkan Dojo, que mantêm as tradições ninja disseminadas por Soke Hatsumi Massaki.
A Bujinkan, em especial, é composta por nove tradições marciais. A possibilidade do estudo das nove tradições faz com que sejam formados guerreiros mais completos, com grandes habilidades marciais fazendo uso de armas ou desarmados variados.
Site: http://www.bujinkan.com.br/
-Associação Sul-Americana de Bugei: Bugei significa Arte da Guerra, e sua origem data do Japão Feudal, especialmente após a Era Kamakura (1192 – 1333). Por isso, o Bugei é uma arte militar tradicional, com raízes no tempo em que as guerras faziam parte do dia-a-dia do povo daquele país. Visava preparar a mente e o corpo do antigo guerreiro para o combate. Contudo, segundo a própria filosofia oriental, não há vitória sobre o inimigo se, primeiro, não vencermos a nós mesmos, nossos inimigos internos. E essa vitória vem apenas com autoconhecimento, reflexão, disciplina e estudos. Por isso, antes de tudo, o Bugei visa à formação de pessoas de caráter, fortes e decididas, preparadas para enfrentar desafios e problemas em todos os âmbitos da sua vida. Torna-se, dessa forma, uma filosofia de vida, que hoje, quando não há mais guerras para serem vencidas, é usada em nossas “batalhas” diárias, no ambiente de trabalho, familiar ou em qualquer situação conflituosa.
A ASB - Associação Sul-Americana de Bugei é uma entidade sem fins lucrativos criada para preservar, manter e difundir o Bugei da linhagem Kaze no Ryu Ogawa Ha, as Artes Clássicas de Guerra e Cultura Japonesa, atuando há mais de 10 anos neste contexto.
Atua principalmente como facilitadora de outras facetas culturais e artísticas ao público geral. Regulamentada no Brasil, a ASB visa controlar as atividades relacionadas a esta cultura de forma a manter seus princípios e tradições sem que estes sejam desvirtuados de suas origens.
Site: http://www.bugei.org.br/
-Instituto Niten Kenjutsu Kendo: O Instituto Cultural Niten foi criado em 1993 pelo Sensei Jorge Kishikawa para difundir os ensinamentos milenares das artes da espada samurai, a filosofia do Bushido e a cultura japonesa.
Hoje, é considerado um dos maiores centros de ensino das artes tradicionais dos Samurais fora do Japão. Mais de 10.000 pessoas já passaram pelo Instituto. Com cerca de 40 dojos no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e México o Instituto cumpre a missão estabelecida pelo Sensei Jorge Kishikawa em sua criação:
"Buscar a invencibilidade e trazer a espada que dá a vida. Em abundância".
O treinamento consiste em aprender as técnicas (katas) de há mais de 700 anos e aplica-las no combate (jitsugi).
É uma viagem ao túnel do tempo
Este treinamento, aliado a orientação filosófica do Sensei possibilita que haja a metamorfose do cidadão comum para o "guerreiro", possibilitando uma melhoria na qualidade de vida do praticante.
Site: http://www.niten.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário