sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Matsuris: os festivais japoneses


É clara a grande quantidade de tradições milenares do Japão até hoje. E isso fica mais claro nos matsuris, os festivais desse país, e que muitas vezes ocorrem por aqui. Parecem levemente com as tradições religiosas antigas no catolicismo, como festas de igrejas com congadas ou folia de reis. Contudo, tem outra vertente.
Eles são realizados por todo o ano. Em todo o território japonês. Podendo quase sempre comemorar a época de colheita, pedir por saúde, marcar uma data especial, entre outras datas especiais. Existem diversos e de vários tipos.
Boa parte deles é ligado com um templo. Seja ele xintoísta ou budista. E normalmente incluem festas, procissões, canções, danças, coreografias ou rezas (muitas vezes mantras). E seus festivais são diferentes, já que cada região tem mitos e divindades diferentes. Como matsuris onde o que é venerado são... pênis! Passando por isso, temos outros eventos em que as divindades visitam as casas, ao invés dos moradores da cidade visitarem os lugares religiosos.

Acima de tudo, esses festivais atraem um grande número de turistas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário