terça-feira, 15 de novembro de 2016

Rádio e TV Nikkey


A 2ª Guerra praticamente isolou os japoneses no Brasil. Considerados inimigos, proibiu-se o uso do idioma com muitas perseguições e prisões. Assistam o filme Corações Sujos. Terminado o conflito, os jornais nikkeis reabriram, os programas de rádio retornaram com as músicas que relembravam a terra natal. Foi a época de ouro do rádio.
Nos anos 60, Paulo Miyagui, fascinado pelo veículo, foi trabalhar como office-boy na Rádio Santo Amaro, cujos proprietários eram seus primos Koei e Mario Okuhara, que foram os pioneiros na TV com o programa “Imagens do Japão”. E eu já falei desse programa aqui.
O irmão, Takao Miyagui, criou na emissora “A Voz do Nissei” e fez carreira na grande Imprensa. O pai, Shosei Miyagui, fundou vários jornais e foi correspondente do jornal “Okinawa Times”, no Brasil.
Até hoje, Paulo Miyagui segue no meio da comunicação: é apresentador da Rádio e TV Nikkey. O programa abrange assuntos relativos à cultura, informações, músicas e bate-papo com os ouvintes. A grande maioria do público da RTV Nikkey é composta por não descendentes de japoneses, que é fascinada pela cultura nipônica. O programa radiofônico existe há mais de 20 anos.
Em 2004, Paulo estreou a TV Nikkey (na TV Aberta: canal 9 da NET e canal 72 ou 99 da TVA), que divulga eventos da comunidade, entrevistas
com autoridades e empresários, curiosidades e informações com a colaboração de entidades oficiais japonesas e parceria com a emissora japonesa NHK.
“Podemos interagir e combinar forças com os diferentes veículos e desenvolver projetos de comunicação que possibilitam mais divulgação e visibilidade aos produtos e serviços das empresas e entidades”, ressalta Paulo Miyagui, diretor do projeto e apresentador da RTV NIKKEY, juntamente com Mieko Senaha e Junji Yokochi.
Pela tradição, a RTV NIKKEY é uma referência no setor. Sua missão é expressar o pensamento nikkey nas diversas áreas, destacar o intercâmbio e a contribuição dos imigrantes japoneses ao país e como essa cultura influencia e interage no dia-a-dia dos brasileiros.
Extraído do próprio site da Nikkey

Nenhum comentário:

Postar um comentário