sábado, 6 de agosto de 2016

Omotenashi: a arte japonesa de hospitalidade real


Omotenashi é um termo utilizado utilizado até mesmo pelo governo japonês como um modo de cortesia próprio desse povo.
Segundo o Koijen (algo próximo do nosso Dicionário Aurélio para eles no Japão), omotenashi é algo equivalente a entretenimento, cortesia, hospitalidade, atitude de receber bem. Esse termo teria surgido na Era Heian e Muromachi, entre os séculos 8 e 16. Um longo período no país que consolidaria certos aspectos na estética de sua cultura. É visto isso graças a coisas como a prática da cerimônia de chá, além de lógico, o ritual de receber bem as visitas inerente nesse processo. Ganhando caráter de filosofia, sendo que considerasse o "recebido" mais importante do que quem recepciona. Um dos aspectos mais bonitos das tradições japonesas mostrando traços da
coletividade desse povo. 
E isso continua mesmo em períodos de crise como no caso de catástrofes naturais que ocorreram em Fukushima, e Kumamoto, mais recentemente.
O omotenashi também é conhecido por ser um gesto sem frente, nem verso. O que significa? Sem segundas intenções. Sem ganhar algo por isso. Assim, quem for atendido ficará satisfeito e apenas isso. Podemos até mesmo compreender esse gesto como um patrimônio cultural, (assim como a dança do ventre para os árabes). Isso influencia outros serviços no cotidiano japonês. Um exemplo são os atendimentos em aeroportos, no transporte público, em hotéis, entre outros serviços. E isso, hoje em dia, esta mesmo nas empresas, incluido até mesmo nos manuais de atendimento dos funcionários. Ou
seja, como devem tratar um cliente. Ainda assim, o tratamento deve vir de iniciativa própria, e não ser imposta, para ser verdadeira.
Vejamos que os conceitos de hospitalidade e omotenashi diferem até mesmo em sua origem. O primeiro termo tem uma criação mais imposta, onde existe uma relação de dependência, com ideias capitalistas. Sendo que se difere do segundo conceito, onde tudo é feito de bom grado, boa vontade. Algo que não envolve o interesse financeiro pelo cliente e sim te deixa-lo satisfeito.

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