segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Cosplay: Chowitsu


Chowitsu é uma cosplayer e cosmaker portuguesa até que bem famosa. Dentro e fora da cena nerd. Ela atualmente tem 23 anos e esta nesse mundo a mais de 10 anos. Trabalha assim a cerca de 2. 
Normalmente as suas commissions chegam a partir de gente que já conhece o seu trabalho, amigos que lhe recomendam ou amigos. Ela primeiro costuma perguntar é para quando e qual é o estilo. 
Neste, caso tenta sempre não se comprometer com projetos apertados. Em seguida pede a imagem de referência. Dependendo da personagem pode ser muito difícil ou ter materiais caros e esse é um fator que ele avisa logo de partida, visto que o mais comum é ter clientes com um orçamento pequeno. Já lhe aconteceu para pedirem um orçamento para armaduras e quererem pagar €50 pelo costume. O que é muito pouco.
Depois de perceber se está dentro das possibilidade do cliente ela faz dois orçamentos: o ‘ótimo’ e o ‘mínimo possível’. Por exemplo: já fez um cosplay de Kenshin extremamente proximo ao filme, inclusive com kimono de linho, mas esse cliente priorizava a qualidade. No entanto, poderia ter feito o cosplay em algodão ou poliéster. O resultado não seria tão bom, mas ainda assim não tão fraco a ponto de comprometer a sua imagem como cosmaker.
Após encontrar o meio termo, ela sempre quer o pré-pagamento para poder comprar os materiais. A entrega até agora tem sido feita em mão nos eventos, ou os clientes vêm até sua casa ou seu atelier para buscar.
Ela já trabalhou com diversos tipos de pessoas do gênero nerd. Algumas vezes influenciada pelo seu atual namorado como: engenheiros informáticos; um bar/gaming lounge; pessoas de marcas de roupa; empresas audio/visuais; teatro; televisão; etc…
Possuí uma página em inglês para demonstrar seu trabalho. Além de demonstrar suas habilidades nesse gênero de trabalho. Sem contar que isso facilita os cliente estrangeiros dela. 
Vejam um texto sobre o que ela falou sobre alguns cosplayers paulistanos:

"Uma reportagem sobre a Comic Con Experience em São Paulo atiçou a ira de cosplayers ao se referir a cosplayers com trajes menos extravagantes de “cospobres”, e sugerir que eles haviam escolhido seus personagens como forma de reduzir custos e fugir da crise econômica. De uma forma geral, você acredita que certos tipos de cosplay são considerados superiores a outros pela comunidade? Em caso positivo, você acredita que cosplayers estejam planejando seus trajes e performances de acordo para maximizar sua visibilidade?
Eu sou a favor da positividade no cosplay. Faço minhas as palavras de uma cosplayer que sigo e que tem um conjunto de sketches de ‘cosplay is’: em uma delas, ela defende todo o tipo de cosplay com uma frase no final: “in the end we are all nerds in a costume trying to have fun”. Acho que alguém que ameace isso está a agir mal, seja umaattention whore ou uma empresa a tentar divulgar o seu evento.
Não se deve dar importância a esse tipo de notícias ou de desafios. Infelizmente, na altura em que estamos, não existe má publicidade. Mesmo que seja horrivel, as pessoas querem ver. Quem faz esse tipo de publicações sabe isso, raramente é algo inocente. A melhor maneira de acabar com este tipo de comentarios é não dar visualizações, comentários, reações a esse tipo de provocação.
Sem dúvida, acho que existem ‘preferidos’ entre a comunidade. Em eventos claramente: anime que esta na moda; armaduras; cosplays de LOL; cosplays despidos. Online: o que quer que seja (pode até ser só uma peruca e lentes) mas a foto tem que ser fofa; o que quer que seja (pode até ser só uma peruca e lentes) mas a foto tem que ser sensual (ou quase pornográfica).
Qualquer cosplayer minimamente inteligente e que quer fazer um negócio vai querer público. Porém, fico agradavelmente surprendida com os cosplayers mais conhecidos no momento que realmente têm qualidade. O caso Jessica Nigri, por exemplo: podem dizer o que quiserem dela, mas é uma excelente crafter."


Nenhum comentário:

Postar um comentário