quarta-feira, 20 de julho de 2016

Verossimilhança e Realismo! Quais são as diferenças???

Viajar na velocidade da luz? Sei não...
Hoje irei tratar de um assunto que as vezes é pouco tratado no RPG ou outros lugares do nosso cotidiano nerd.
Verossimilhança é diferente de realismo.
Numa história realista, um guerreiro pode ser golpeado e ficar um tempo fora de combate. Enquanto num contexto verossímil, pode haver modos rápidos de cura, como magia, tecnologia ou regeneração génetica. Pouco importa. O importante é que esse elementos sejam conhecidos dos espectadores ou leitores.
Imagina One Piece realista? Chaaaato
Realismo funciona como na vida real (redundante, eu sei!). Numa história verossímil, tudo pode ser diferente - mas há regras a se seguir. No mínimo, existe uma explicação plaúsivel para certas coisas, como poderes e suas fontes.
Muitos dissem que certas coisas são impossíveis, mas cabe ao autor tornar o cenário verossímil ou realista.
Não gosto de comix pois os elementos de algumas histórias são toscas! Mas em filmes americanos podemos ver coisas bem boladas (diferente do disfarce do Super Homem em Clark Kent). Você pode não querer resolver o problema só o esconder em alguns roteiros. Em Star Wars, George Lucas (meu idolo para histórias medievais, acredite,!) colocou brilhantemente "muitos espiões bothans morreram" no processo de descobrir o ponto fraco da Estrela da Morte. Espiões são plausíveis em uma guerra. O público aceita que o duto seja vulnerável, porque
Caçadores de Mitos!
era um segredo o duto ser vulnerável, mas foi descoberto a muito custo. Alguns sempre vão ir contra essa ideia, mas mesmo assim, lembre a dificuldade para acertar aquele buraco (qualquer outra coisa que ache tosco nessa parte do filme, você tem razão caro leitor). Em resumo, nesse caso ele usou um elemento verossimilhante, talvez muito besta, mas mesmo assim plausível como diria os Mythbusters.
Os personagens podem ter atitudes heróicas não necessariamente realistas
A prova disso é o heroísmo; nem todos são tão heroícos na vida real, mas há sempre momentos de superação... Vai falar que uma mãe que não sabe nadar e salva o filho da água não se superou?
Um exemplo que chega a abordar isso na ficção é o anime Naruto, onde a vontade de superar e salvar o que acreditam ser certo fica acima de tudo. E mesmo obras que se baseiam em fatos reais as vezes exageram. Rurouni Kenshin se baseia em fatos da Era Meiji, período histórico do Japão, mas nem por isso o desenhista não deixa de forçar a barra nas história com técnicas absurdas. Lembrando que tratatamos de um mangá e anime, que apesar de adorar esse tipo de leitura e entretenimento, tenho plena consciência que em alguns momentos... Eles forçam a barra em vários pontos! Mas isso não é uma crítica a obras com pouco realismo! Longe disso. Só um toque para você leitor. Não ignore séries, quadrinhos, mangás, filmes, e qualquer tipo de leitura ou obra audio-visual. Ela pode te surpreender! Prova disso, para mim, foi a série Jericho. Foda!
Mais uma coisa: você prefere o Metal Gear com o Solid Snake ou o Raiden? Ignore a tecnologia dos jogos atuais e se fixe na personalidade deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário