terça-feira, 19 de julho de 2016

Sub-gêneros de animes e mangás


Existem muitos sub-gêneros de anime. Tecnicamente falando, para cada gênero comum, existem subtipos deles. Assim como estilos de filmes, eles nem sempre são citados. Mas estão ai. E tem um grande número de fãs. Assim como Star Wars é um estilo diferente de filme sobre ficção científica (e aventura), existem estilos ramificados de shounen, shoujo, seinen e até hentai. Esse último vou separar de outra forma por aqui.
  • O mahou shoujo, ou magical girl, são as garotas com poderes mágicos como já foi dito. Meninas adolescentes ou crianças (muitas vezes, o segundo caso) que obtiveram poderes de alguma fonte mística, normalmente. Entre alguns exemplos temos Sakura Card Captor, Sailor Moon e Mahou Shoujo Lyrical Nanoha
  • No shoujo-ai, temos traços de yuri (ver a parte sobre hentai), sendo um pouco diferente do shounen-ai, outro sub-gênero. Nele, temos algo mais leve, sem conteúdo explícito ou pornográfico. Entre obras desse estilo temos, Candy Boy e El Hazard.
  • Esse é mais voltado para um público infantil: kodomo. É um gênero mais de humor e voltado para as crianças. Isso fica claro com os títulos dele como Hantaro, Doraemon e Dinossaur King.
  • Os animes de slice of life ou drama. Não significa que a obra vai ter um dramalhão, mas sim que o protagonista vai ter um grande desafio em sua vida, com uma temática mais realista. Podem parecer mais parados se comparados a diversos outros animes e mangás, mas mesmo possuindo uma vida cotidiana, faz com que se passem por obstáculos. Entre algumas dessas obras podemos classificar Barakamon, Hanasaku Iroha, Silver Spoon, Bakuman e Shirobako.
  • Mesmo que seja mais bem explicado o significado por aqui, eu vou comentar sobre os animes/mangás chamados de ecchi. No caso, são aqueles que são voltados para o público masculino com conotação sexual leve. O que não impede muitos momentos de fan-service, ou exageros em cenas. Nós temos ai Highschool of the Dead, Highschool DXD, To Love Ru e Ikkitousen.
  • Com o kemono, podemos ver uma visão de mundo onde animais assumem o lugar das pessoas. Muitas vezes fazendo uma crítica social ou alusão a fábulas e contos com determinada moral. Um exemplo mais que claro disso, é Porco Rosso.
  • No josei, temos uma vertente mais voltada para o público feminino, mas com uma temática mais "pé no chão". Com temáticas e histórias mais realistas. Muitas vezes, podendo até ser voltado para adultos, devido a seu roteiro. Podemos ver isso em obras como Usagi Drop e Nodame Contabile. Detalhe: como consegue ser mais sério, é o que tem maiores chances de criar doramas.
  • Os animes e mangás tem um "sub-gênero", que na verdade nem poderia ser classificado assim. São os de esporte. Neles, nós temos um objetivo, algo que só é conseguido através de um estilo de esporte ou competição específica. Desse temos muitas obras com essa temática como Major (de baseball), Kuroko no Basket (de basquete), Giant Killing (de futebol), Captain Tsubasa (no Brasil conhecido como Super Campeões, de futebol), Slam Dunk (de basquete) e Free! (de natação). Até mesmo Initial D (que trata de corrida com carros) pode ser colocado aqui.
  • O shounen (ou shonen-ai), que ao pé da letra seria "amor entre garotos", tem como principais fãs os adolescentes. Seria uma relação "idealizada" das garotas de dois homens entre si. Confuso? Bem, de certa forma, ele mostra o amor entre rapazes. Alguma das obras desse sub-gênero temos Kuroshitsuji, Tokyo Babylon, X/1999, Monochrome Factor e Owari no Seraph.
  • Apesar de também tratar sobre isso mais a frente (ver a parte sobre o hentai), o yaoi, também é chamado de lemon quando existe relações sexuais. Nele temos o relacionamento homossexual entre homens e quando possuí cenas de sexo, mas elas não são o foco, é tratado pelo segundo nome. São só, quase sempre, a representação do amor através dele. Não existe uma apelação no ato sexual. Boku no Pico é uma grande prova disso. Ainda existe algo mais pesado ainda que é o dark lemon, que trata de estupro mesmo.
  • Lolicon. Nele temos ou outro tipo de relação, entre homens mais velhos (adultos) e garotas mais novas (meninas). No contexto dele, temos claramente o que chamamos aqui como a pedofilia. Lembrando que sua visão de mundo é bem diferente da nossa, ou tentam extravassar certas inibições deles. Hayate no Gotoku, Astarotte no Omocha e No Game No Life são alguns exemplos disso.
  • Shotacon inverte o conceito da Lolicon. Ou seja relação de mulheres mais velhas e garotos mais novos. É um dos exemplos disso no mundo o famoso Papa to Kiss in the Dark.
  • Entre tantos outros, que podem ser mais apelativos até do que os últimos citados! Acredite...

Nenhum comentário:

Postar um comentário