quinta-feira, 14 de julho de 2016

Shounen: o principal gênero de animes/mangás


Talvez um dos gêneros mais conhecidos atualmente e de uns 30 anos para cá no ocidente o shounen.
Voltado, em especial, para o público masculino e adolescente, as histórias quase sempre possuem a famosa jornada do herói. Ou seja, quando um personagem sai de sua vida comum ou simples, mas esta destinado a se tornar um grande fator para que essa história se desenrole. Podemos ver isso em obras dos mais diversos tipos, antigas e novas, no ocidente. Tanto em sci-fi (Star Wars) até fantasias (O Senhor dos Anéis e Game of Thrones). 
Eles normalmente são obras onde temos muita ação e quase todo estereótipo de animes e mangás vem dessa linha. O uso de speed lines, o personagem principal inicialmente não é um exemplo a ser seguido, possui um amor platônico, sofre muito mas consegue superar seus problemas, diálogos extenso nas batalhas, flashbacks usados a exaustão, são só alguns dos fatores quando lemos/assistimos um shounen.
Os exemplos mais comum de obras assim são Dragon Ball, Saint Seiya, One Piece, Fullmetal AlchemistBleach, Naruto, Ao no Exorcist, Soul EaterBoku no Hero Academia, Jojo Bizarre Adventure, Hajime no Ippo, Beelzebub, Yu Yu Hakushô, Deadman Wonderland, Trigun, entre tantos outros títulos. E graças a obras assim que os animes e mangás foram difundidos pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário