sexta-feira, 15 de julho de 2016

Shoujo: o gênero mais romântico de mangás/animes


Abordando de uma forma diferente, e visando outros leitores (no caso, quase sempre, leitoras), temos o shoujo.
Normalmente possuem mais romances, e as suas histórias se focam mais nos relacionamentos entre as personagens. Isso, muitas vezes acima de qualquer confronto dentro da obra. Muitas vezes, parecendo com uma comédia romântica, como dos filmes hollywoodianos. Quase sempre com uma protagonista feminina, mostrando suas mazelas e problemas de forma mais passional. 
Destacando muitas vezes os ritos de passagem das garotas na adolescência como o primeiro beijo, o primeiro amor, a primeira relação sexual, entre tantas outras coisas. Que uma moça tem que passar, ou que ao menos tenta lidar. Lembrando: no Japão, não se demonstra tão abertamente os sentimentos na rua como beijos a esmo ou atos públicos de carinho. E isso, muitas vezes pode ser extravasado através de sua escrita. Não somente no shoujo, mas no shonen também. Porém, sabemos que em muitos países o machismo é algo bem inerente na sociedade. Sendo que não deixa de ser verdade no Japão.
Existe dentro desse gênero, o mahou shoujo, trazendo bem mais ação dentro dele. Seriam histórias com poderes mágicos. Entre alguns títulos conhecidos temos Anohana, Lovely Complex, Sailor Moon, Sakura Card Captor, Special A, Tonari no Kaibutsu-Kun, Golden Time, Sakurasou no Pet na Kanojo, Kimi ni Todoke, Ao Haru Ride, Toradora, Fushigi Yuugi, Clannad, Kaichou Wa Maid-Sama, tirando vários outros que estão por ai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário