segunda-feira, 16 de maio de 2016

Jogos infantis? Sei...

Eu senti raiva pra caramba quando certa vez queria jogar na casa de um amigo o game Rayman. Ele falou que era um jogo infantil. Qual o motivo de achar isso? As imagens mais animadas com estilo diferente me atraíram. Então, depois, vi vários youtubers jogando Rayman Legends (o mesmo jogo que iria jogar). Cara... Como é lindo aquilo tudo! Ação, piadas, imagens, referências, as músicas, tudo tão bem feito! E ai me vi pensando sobre... O que é um jogo de criança?
Atualmente somos bombardeados, especialmente com o surgimento do PS2, com jogos altamente violentos e os outros consoles. Entres os títulos que podemos ver nessa temática estão God of War, Assasin Creed, Devil May Cry, Resident Evil (as versões com mais ação), Bayonetta, Asura Wrath, Mortal Kombat, Inustice, Batman da série Arkham, Shadow of Colossus, The Witcher, Call of Duty, GTA, entre tantos outros.
Só que nem todos os consoles pegam tanto para esse ato violento. Muitos são até fofos com modos de combate meio que baseados em cenas de desenhos animados muitas vezes. É só ver como exemplos, Super Mario e Kirby. Personagens, teoricamente fofos, mas que golpeiam outros. Não com armas de fogo em sua franquia, mas golpes ou aparelhos dignos do Pica-Pau ou Looney Tunes. Esmagando ou devorando, batendo, sempre com caracterização engraçada.
Ok... Agora me diga, isso é um jogo voltado para crianças somente?  Lembrem que boa parte dos youtubers que vemos, brasileiros ou não, ainda jogam Super Mario Maker. E você fala que eles são infantis? Desculpe, mas creio que não. Afinal, sabem que este jogo foi uma grande sacada da Nintendo, visto as várias versões de Super Mario que rodavam a internet. E como são difíceis as telas criadas por fãs desse gênero. As vezes mais complicadas que os puzzles de jogos consagrados por sua violência.
Então, para mim, não existe essa de "jogos infantis", a não ser que o game fale isso. Existem jogos voltados para quem esta com vontade de termina-los. Só isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário