sexta-feira, 6 de maio de 2016

Diferenças entre obras de terror ocidental e oriental


O terror! O TERROR! O TERROOOR! Muitas vezes nós somos atraídos por ele. Lemos livros, seriados, filmes, trilhas sonoras e outras coisas. Algumas pessoas gostam de ter medo. A prova é que mesmo com a grande quantidade de filmes de super heróis, ainda existem muito que são feitos de suspense, horror e morte... Ainda mais com filmes como Atividade Paranormal ainda em alta, e a próxima briga nos filmes O Chamado VS O Grito. O que me faz pensar... What? Ok... Vamos ver como esse samba do crioulo doido vai ser... Maaaas vamos ver aqui algumas diferenças básicas entre o terror americano (e europeu) para o asiático.

  • Os japoneses são espirituais demais: para se der uma ideia, eles temem ir ao banheiro (pelo menos alguns), visto que existem lendas associadas a água corrente levar os espíritos dos mortos. Achou forçado? Entre algumas lendas recorrentes temos o kappa(uma tartaruga que suga o sangue do humanos), fantasmas afogados e os papéis higiênicos azul e vermelho...  Tem histórias macabras.
  • As lendas japonesas são bizarras: mesmo as lendas mais bonitinhas são altamente estranhas. Um exemplo esta no baku, um espírito que segundo as crenças devora os pesadelos dos japoneses. Ele é estranho pra caramba parecendo uma mistura de anta com tamanduá... Ou algo diferente. Sei lá. Já nas histórias sobre sonhos tinhamos o Sandman, um cara com um pó de areia que te fazia dormir, entrando na sua casa... Tipo pior que Papai Noel!
  • Os filmes americanos tem como inspiração obras vitorianas no seu começo de histórias de terror. Entre alguns temos os clássicos Drácula, Lobisomem, Frankenstein, Múmia, entre tantos outros. Um fator que faz eles serem até bonitinhos, se compararmos aos monstros orientais. Mas usam os medos primordiais do homem: o medo do escuro, o medo do inexplicável e da noite. Hoje em dia muito deles são até satirizados.
  • Que eu saiba, os diretores americanos são BEM mais sádicos que os japoneses! Em filmes como O Exorcista e O Iluminado, as pessoas falam sobre atores serem torturados pelos diretores das obras para tentar extrair seu medo nas cenas. A atriz que faz a mãe de O Iluminado deve que fazer várias vezes a cena da escadaria, tanto que ela perdeu parte de seus cabelos depois daquilo.
  • Hollywood tem uma mania bem maior em reaproveitar seus monstros. A prova esta em Freddy Krueger, Chucky o boneco assassino, Jason Voorhees, Leatherface, Michael Myers, o xenomorfo de Alien, ou os Predadores. Tem sequências que até hoje são produzidas, a ponto de terem 10 filmes sobre um desses monstros!
  • Aproveitando que falei sobre xenomorfo e Predadores, uma coisa que o Japão não tem muito mas os States tem é filmes sobre aliens. Extraterrestres no terror temos pra caramba no ocidente. E até terror mais explicado cientificamente.
  • Uma das maiores inspirações orientais no Japão quase sempre são mangás mesmo. Enquanto no ocidente eram mais os livros (se bem que isso esta mudando). Quase sempre os de origem vitoriana ou considerados como leitura gótica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário