segunda-feira, 23 de maio de 2016

As "ondas" de temporadas nos animes/mangás

Você gosta de muitos animes que estão saindo na nova temporada de animes. Entre alguns nomes de peso temos One Punch Man e Boku no Hero Academy. Só que notou como eles são uma moda passageira? Sim, passageira. Não que isso seja ruim. Afinal, pelo menos não focam tanto no ecchi muitas vezes. Já falei sobre isso e odeio animes ecchis. Sim, o blog esta cheio de imagens assim. Mas atrai a galera. De qualquer forma isso é legal para caramba pois diversifica muito o "universo de mangás/animes".
Entre algumas ondas de modas que passaram, mas continuam fortes como sempre, temos as de samurais e mechas. É meio impossível esses sumirem, visto que isso praticamente esta inserido na cultura nipônica. Os samurais estão inseridos na história desse povo, em especial falando sobre a Era Sengoku que trata sobre uma guerra civil entre estados do Japão e o Bakumatsu que é um conflito entre monarquistas (pró imperador) e soldados do xogunato (pró xogum). Agora, mesmo mechas sendo um gênero mais de ficção científica (sci-fi), a tecnologia no dia-a-dia dos japoneses causa uma assimilação com os conceitos que eles tem.
Agora, as ondas como gosto te chamar, são modas que surgem quase sempre de temporadas em temporadas. Isso fica muito claro nos animes/mangás, já que você pode notar que mesmo quando passam, criam novas obras desse gênero. Exemplos? 
Os de monstros: neles podemos ver os famosos monstros da cultura inglesa ou da mídia americana em que, se combate um deles OU o protagonista é um deles (ou até os dois se unem em um). Como por exemplo os vampiros (Hellsing, Vampire Knight, Vampire Princess Miyu), construtos como Frankenstein, lobisomem (Dance in the Vampier Bund), e até mesmo caçadores (como Tsukihime). São quase sempre bem violentas. Atualmente um dos gêneros que esta fazendo bastante sucesso é o de zumbis. E criando sub-gêneros.
Os de alquimia: depois do sucesso de Full Metal Alchemist, creio eu, muitos mangakás famosos começaram a usar transmutação em suas obras. Entre elas temos, Busou Renkin e Seikon no Qwaser. Ambos bem diferentes. E isso mostra que mesmo usando uma mesma origem, a abordagem pode divergir demais. Já que Busou que é uma criação de Nobuhiro Watsuki, é algo mais shonen. Já Seikon abusa do ecchi, visto que o personagem principal se abastece de... MAMAR NAS TETAS DE MINAS! Ok... Isso é alquimia aonde?!
Os de heróis: recente até esse, e talvez sua maior marca devido a um só soco, seja o de ONE PUNCH-MAN. Nele temos uma cidade constantemente apavorada por vilões e monstros, um pior que o outro. Porém, eles mesmo sendo atacados por heróis muitas vezes super importantes, só são freiados pelo poderoso Saitama... Um careca, baixinho, que derrota eles só com um soco. Na verdade, a série é uma paródia aos heróis de todos os tipos (ocidentais e orientais), só que não deixa de ter uma puta ideia dos ideais americanos de heróismo. Lembrando que muitos usam capa, e até aparece um "Chapolin" fajuto. E temos recentemente Boku no Hero Academy, onde vemos o grande herói e ícone da paz, All Might, passar seus poderes a um jovem sem habilidade alguma, Midoriya. Apesar de usar um esquema bem conhecido de "escola de aventuras" (que também virou mais uma onda), esse emociona desde o começo da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário