sexta-feira, 22 de abril de 2016

Sensualização da Arlequina? Mas ela já não era?

Já deixo claro aqui:
esse desenho é do Bruce
Timm, criador da
personagem
Muito se fala sobre sensualização de personagens das histórias em quadrinhos, nos filmes da nova geração. Muitas vezes eles estão certos nisso. Aproveitam de personagens femininas belas com decotes generosos, ou poses únicas. Porém, as pessoas me falaram que a Arlequina esta sensual demais. Mas ela é sensual! Bem mas vamos por partes: O nome completo dela é Harley Francis Quinzel. Ela seria quase como uma auxiliar do Coringa no começo de sua carreira, mas com o sucesso da personagem ela ganhou muita repercussão. Fato esse que a fez ser inserida em equipes como o Esquadrão Suicida, entre outros.
Tendo surgido primeiramente nos desenhos animados (mais precisamente em Batman: A Série Animada, criação de Paul Dini e Bruce Timm, no ano de 1992). O sucesso da personagem no desenho levou aos seus aparecimentos também nas histórias do Batman em quadrinhos. Entretanto, assim como as histórias em quadrinhos do Coringa, as de Arlequina são mais psicóticas e com menos humor excêntrico do que as da série animada.
Harleen Quinzel destacou-se durante o período escolar como uma ágil ginasta, o que lhe permitiu obter uma bolsa de estudos para estudar Psiquiatria na Universidade de Arkham. Para conseguir boas notas, usou por diversas vezes de artifícios censuráveis, como paquerar seus professores.
Posteriormente, trabalhou como psiquiatra no Asilo Arkham, onde conheceu Coringa, seu paciente. Enganada pela história de que ele havia tido uma infância infeliz, Quinzel apaixona-se profundamente. Isso é visto no episódio "Mad Love" e depois retratado nas HQs da DC. Um detalhe é que as histórias contadas pelo Palhaço do Crime eram sempre modificadas por ele, a modo de parecer um herói para a jovem. As autoridades suspeitaram que ela tenha sido a responsável por ajudar o Coringa a escapar por diversas vezes do asilo e, por isso, a aprisionaram. Durante um terremoto em Gotham City, Quinzel escapa da prisão e transforma-se na Arlequina, parceira de Coringa no crime. O relacionamento entre Coringa e Arlequina é um dos mais complexos do Universo DC. Todos acreditam que ela é a única pessoa nesse mundo ao qual ele criou sentimentos de amor. Coringa já demonstrou certas vezes ter amor por ela, apesar de sempre ter um episódio onde ele abusa dela, verbal ou fisicamente.
No episódio "Harley and Ivy" do desenho animado Batman: A Série Animada, Arlequina está frustrada e, então, resolve roubar o Diamante Arlequim do museu de Gotham City para provar o seu valor. No mesmo instante, Hera
Venenosa rouba plantas tóxicas do museu. As duas rapidamente tornam-se amigas e Hera Venenosa a leva para o seu lar, em um local de despejo de lixo tóxico. Hera Venenosa aplica-lhe uma injeção de soro que torna Arlequina imune a todas as toxinas e venenos. Juntas, praticam diversos delitos, ficando conhecidas como as "Rainhas do Crime" de Gotham City. A amizade é várias vezes abalada pela reprovação de Hera ao relacionamento entre Arlequina e Coringa, pois sente que o Coringa não dá o devido valor a sua companheira, sabendo que ele a maltrata quase constantemente. Por isso, Hera está sempre tentando persuadir Arlequina a desistir de sua paixão, sem sucesso. Ao que parece nas HQs elas teriam um caso amoroso, em especial, por parte de Hera.
Sobre a sua personalidade existem alguns fatores meio complicados. Em alguns pontos, a maioria fala dela ter sido ingênua por acreditar em um Coringa claramente chamado de homicida. O outro lado fala que, mesmo ele sendo um personagem perturbado, ela é única que consegue ser bem tratada pelo palhaço. Além de que muitas vezes ela usa de sedução para obter seus objetivos. Tanto no passado quando na época atual. Podemos concluir que ela é altamente instável. Isso não significa que ela seja burra! Longe disso! Tanto que muitas vezes ela consegue fazer seus próprios planos para seu intentos.

A revista Batman: Harley Quinn apresenta outra versão sobre a origem da amizade entre Arlequina e Hera Venenosa. Em dúvidas se realmente sente algo por Arlequina ou não, Coringa deixa o seu lado mau prevalecer. Ele a amarra em um foguete, que aterrissa em Robinson Park. Hera Venenosa a encontra e a salva, quando reconhece que se trata da Dra. Harleen Quinzel, que ela conheceu no Asilo Arkham. O plano inicial de Hera Venenosa é matá-la, porém tal ideia foi vencida pela curiosidade. Hera convence Arlequina a contar toda sua história e acaba notando alguma semelhança na história de Arlequina com a sua. Ela oferece ajuda à Arlequina para vingar-se de Batman e do Coringa. 
O escritor, Adam Glass repaginou a guria para o universo DC. Tanto que você pode notar como ela ficou diferente nas diversas mídias em que aparece. Agora sobre as duas imagens acima em especial: ambas não tem um teor sensual? Ou eu estou vendo coisas? Oooook... E se eu falar que já saiu de um bolo para tentar... "divertir"... o seu pundizinho...
A primeira vez que Arlequina é retratada nos quadrinhos foi em Batman: Harley Quinn, lançada em outubro de 1999. Depois ganhando sua própria série de quadrinhos e participações em outras histórias da DC, nos Novos 52. Além do filme que estreia ainda esse ano, Harley já apareceu em outras mídias que não fossem HQs e desenhos animados. Ela já apareceu na série Birds of Prey, que contaria sobre uma Gotham, após a morte de Batman e do Coringa. Era uma psiquiatra!... Também aparece rapidamente em um episódio de Arrow, no complexo da Argus. Sem contar com suas participações em jogos como os da série Arkham (Arkham Asylum, Arkham City, Arkham Origins e Arkham Knight) e até DLCs.
Ou seja, Arlequina é uma personagem que se popularizou devido ao desenho animado do Batman criado por Bruce Timm. Ela tinha mesmo um lado sensual. Lógico, para uma visão de sensualização dos anos 60 ou 80... Ela tinha uma relação com o Coringa abusiva. Mas lembre-se: ambos são doentes mentais! Se eu estiver certo, o Palhaço do Crime ou é psicopata ou sociopata. Só que ela não esta sendo trazida por esse caminho contra a vontade. Se submete ao seu parceiro pois ela esta doente. Precisa de tratamento. Mas bem que ela usa suas habilidades para chamar a atenção de homens, quase sempre para auxiliar seu "pudinzinho". Não por ser cruel, mas sim por querer auxiliar quem ama. Agora enfatizando sobre ser sensual... Olha eu sempre achei ela sensual. Afinal, todas as personagens que apareciam na série de Bruce Timm eram. Lembrando ela foi uma criação dele e Paul Dini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário