sábado, 23 de abril de 2016

Obras que tratam sobe a Segunda Guerra Mundial para os japoneses

Um tema que notei não ter tantas obras criadas, tanto em animês como em mangás, são obras que relatem a Segunda Guerra Mundial. Lembrando que o Japão foi extremamente afetada por esse período de guerra. Então, aproveitei e listei algumas obras sobre isso.

Joker Game:
Em 1937, pouco antes da Segunda Guerra começar de fato, o tenente-coronel Yuuki do Exército Imperial Japonês forma a "Agência D". Ela serviria como uma agência de inteligência do exército. O exército do Japão atribui então ao tenente Sakuma o serviço de observar qual o desempenho da unidade. 
A Agência D procura novos agentes, fora dos militares japoneses. Yuuki então institui princípios que vão contra os do EIJ (Exército Imperial Japonês): "Não matar, não morrer, não ser capturado". Com isso, o grupo lida com missões contra poderes nacionais e estrangeiros. 
Adaptado da série de novels de Koji Yanagi pelo renomado estúdio Production I.G e com a promessa de 12 episódios, Joker Game sai e muito da linha comum para nos trazer algo mais maduro.

Hotaru no Haka (O Túmulo dos Vaga-Lumes):
Mais uma das belas obras do Estúdio Ghibli. É também baseado no livro semi-autobiográfico de Akiyuki Nosaka. Só saibam que o final do personagem é baseado no que o autor queria para si mesmo nessa época...
Os irmãos Setsuko e Seita vivem no Japão no período da Segunda Guerra. Após a morte da mãe por um bombardeio americano e seu pai sendo convocado para a guerra, acabam indo morar com alguns parentes. Insatisfeitos com aquela situação, fogem e encontram-se em um abrigo na floresta. Lá tentam sobreviver a fome e doenças. Enquanto os problemas no país continuam. 

Rainbow - Nisha rokubou no shichinin:
Japão de 1955: Mario Minakami acaba de chegar na Shounan Special Reform School juntamente com seis outros adolescentes que foram presos por acusações criminais graves. Todos atribuídos à mesma cela, eles encontram um detento mais velho, Rokurouta Sakuragi - um ex-boxeador com quem eles estabelecem um vínculo estreito. Sob a sua orientação, e com a promessa de que eles se encontrarão novamente no lado de fora depois de cumprir sua pena, os delinquentes começam a ver a sua situação desesperada com uma certa chance de melhorar.
Esta obra não trata sobre a Segunda Guerra Mundial, mas as consequências dela no Japão. Além do que ocorreu depois desse conflito. Além de ser um contexto bem diferente.

Ushiro no Shoumen Dare (Quem esta atrás de você?):
Kayoko é uma jovem, em 1940, apenas começando o primeiro grau. Ela é um pouco chorona, que não é segredo para aqueles ao seu redor. Ela adora brincar com os amigos e cantando canções bonitas de sua escola, e, ocasionalmente, se divertindo com seus três irmãos mais velhos. Sua mãe está grávida, - o que ela espera ser uma irmã mais velha - sem a compreensão do que aquilo possa ser. Uma criança comum. Enquanto isso, os tambores de guerra estão cada vez mais altos, e é apenas a coisa natural a fazer para ser patriótico e apoiar o país... Kayoko faz isso pois para contribuir com sua boneca favorita, cujos materiais poderiam ajudar a construir explosivos. O tempo passa, e como ela cresce, Kayoko vê como a guerra afetou sua vida e aqueles ao seu redor. Nada pode prepará-la para 1945, no entanto, os tempos sombrios que estão prestes a vir são bem piores.

Hadashi no Gen (Gen Pés Descalços):
É o verão de 1945. 3 anos se passaram desde que a guerra entre Japão e EUA começou. Gen é um jovem rapaz vivendo uma vida ainda satisfatória, lutando na cidade de Hiroshima, que tem sido estranhamente poupada pelos bombardeios tomados em quase todos os outros nas cidades japonesas. O alimento é escasso, e a família de Gen está sofrendo de desnutrição grave, o que pôs em perigo sua mãe grávida. Não há muito tempo livre para Gen e seu irmão mais novo Shinji, para ajudar o seu pai e sua mãe no trabalho e tentar certificar-se de que sua família sobreviverá aos tempos difíceis. Mal sabem eles, o que os americanos têm preparados para a cidade de Hiroshima a partir do dia 6 de agosto de 1945... Sua vida está prestes a mudar drasticamente.
Mostra de forma clara como era o dia a dia naquela época. Além do que ocorreu depois.

2 comentários:

  1. ushiro no shoumen dare é triste demais retrata a história de kayoko ebina uma sobrevivente do grande ataque a tokyo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim todos, são bem tristes, a exceção de Joker Game, creio eu. Mas esse JG ainda não terminei de assistir. Acho que obra que realmente me deixou triste foi RAINBOW. Se bem que já li Gen. Mas ainda não assisti Túmulo dos Vaga-Lumes.

      Excluir