terça-feira, 5 de abril de 2016

Curiosidades sobre The Legend of Zelda


O primeiro The Legend of Zelda surgiu para NES, em 1986 (sou mais velho que essa franquia!). E desde então criou um padrão bem único para os jogos da Nintendo (te odeio/amo). O primeiro jogo vendeu mais de  6.500.000 de cópias pelo mundo. Então vejamos algumas curiosidades:
Em Final Fantasy, acredito que o 1, na cidade Elfheim, se examinar alguns túmulos encontrará "Here lies Link"(Aqui jaz Link). Square sua safada, tamo de olho nas suas tretas... 
A Triforce é baseada em um símbolo real, usado no Japão desde o século 12. Se baseia no brasão do Clã Hojo, muito conhecido por seus combates contra os povos mongóis. O New York Times, teria escrito uma matéria em 1999 dizendo que o comércio de ocarinas começou a crescer devido aos jogos da série. Eita! Link é canhoto, assim como seu criador Shigeru Miyamoto. Mesmo Link sendo canhoto, quando criaram Twilight Princess, acharam melhor optar por deixar ele destro, devido aos controles e a maior parte da população ser destra. Só que isso ocorreu no Wii, sendo que só depois existiu uma versão para GameCube do jogo. Ou seja, eles inverteram (e você bravo com
editora brasileira que coloca tudo errado nos mangás... Japonês também erra) por conta dos controles do console. O que faz notar que a jogabilidade ficou "espelhada". Quando algo no jogo seria para o leste, na versão final ficou para o oeste. Ainda assim, mesmo com Miyamoto como líder da Nintendo, não esta atualmente tão envolvido com o seu "filho". O principal responsável pela saga nos últimos anos é Eiji Aonuma.
Peter Pan foi uma das principais inspirações para a roupa de Link por Shigeru em seus primeiros desenhos. É quase uma tradição ver o Link no começo dos jogos dormindo, assim como ele não ter voz. Só barulhos ou gemidos no máximo. Na verdade, os primeiros jogos seriam tanto no passado como futuro daquele mundo, e ai surgiria o nome do protagonista (Link, pois ele seria a ligação com os dois tempos). No final, foi decidido que não usariam isso na versão final. E muito se fala da infância de Miyamoto quando ele era criança pois suas brincadeiras envolviam elementos de histórias fantasiosas. Talvez, as bases do universo de The Legend of Zelda.
Mesmo Zelda sendo um nome de origem celta, ele veio de Zelda Fitzgerald. Esposa um famoso escritor americano. Como Miyamoto gostava da pronúncia do nome ele colocou esse mesmo.
Os Zeldas de CDI, feitos pela Phillips até hoje criam memes na internet. Estão entre eles Link The Faces of Evil, Zelda The Wand of Gamelon e Zeldas Adventure. A mão da Nintendo não esta diretamente nessas coisas... Menos mal Miyamoto. Bem diferente do Minish Cap feito pela Capcom, mas aqui eles acertaram a mão. Assim como Oracle of Ages e Oracle of Seasons.
Já ouviu falar de BS The Legend of Zelda: Ancient Stone Tablets ou Triforce of the Gods? Eram jogos muito complicados pois precisava ter uma assinatura e baixar o jogo pelo Satellaview e o BS-X. Isso era um aparelho acoplado ao SNes, que funcionava como um modem. E mesmo muitos japoneses não jogaram esses dois.
Quis assistir um filme do seu jogo preferido? Então... A IGN, tempos atrás, teria feito um trailer para um filme de The Legend of Zelda. Só que não passava de uma brincadeira de Primeiro de Abril! Ah se eu pego quem fez isso...
O jogo tem muitas referências a cultura celta, incluindo o nome da princesa, as fadas, vestimentas, o nome da égua Epona(que é uma deusa na cultura antes citada), sem contar a aparência élfica dos personagens, incluindo o protagonista. Sem contar a ideia de portar uma espada para quem é digno, lembrando a lenda de Artur. Além disso, até mesmo influências cristãs são encontradas na saga. A idéia da Tri-Force(Pai, filho e espírito santo), as cruzes que apareciam nos primeiros jogos, além da influência arturiana também são algumas. Até o dilúvio em Wind Waker pode ser referência a uma questão bíblica. E nos jogos clássicos (Zelda 1 e 2), link usa um escudo.
Eu sei que transformar um jogo em desenho é perigoso. A prova disso esta no desenho de 1989, A Lenda de Zelda, um desenho animado que foi produzido pelos mesmo caras que fizeram animações de Sonic, Super Mario Bros. e Os Caça-Fantasmas. Até hoje é conhecido o meme "excuuuse me princess", fala típica e pouco apropriada para Link na série animada. Aliás o cara se acha demais aqui e vive dando em cima da princesa! Os personagens Link e Zelda participam também de outra animação que por aqui ficou conhecida Capitão N - O Mestre dos Jogos (Captain N - The Game Master). E nessa, eles são melhores que os personagens em sua série original. Tudo feito pela DIC, produtora da época, também responsável pelo desenho citado antes.
A terceira dungeon de The Legend of Zelda deu um certo problema no ocidente pois seu formato lembra a suástica nazista. Só que na verdade é um símbolo budista usado até com certa frequência em várias mídias. Um exemplo? Blade of the Immortal. Aliás, as cinco primeiras dungeons quando reunidas formam a palavra Zelda. O pessoal no Japão era privilegiado, pois poderia matar inimigos no grito. Já explico: na versão japonesa do Nintendo 8-Bits tinha um microfone no controle, e quando se gritava para determinado inimigo no jogo ele morria. Outro detalhe que se pegar a linha cronológica do jogo você notará é que a primeira masmorra do jogo se passa em uma árvore. E daí? É que ela deve se tratar da Deku Tree (Árvore Deku) de Ocarina of Time!
O segundo jogo da saga deve certos bugs, não corrigidos na versão final. Em The Adventure of Link, (também apelidado de Zelda 2) quando se entrava em uma determinada parte do jogo, o personagem fala "I am error", ou seja "eu sou um erro". Isso não era uma fala do personagem, mas algo que não foi arrumado antes do lançamento do jogo no ocidente. Sem contar que era um side scrolling, ou seja, seu personagem atravessava as telas de lado. Algo que desagradou muito. Até Shigeru Miyamoto fala que não gosta do jogo.
Em A Link to the Past existe uma sala secreta criada para homenagear um jogador. Seu nome era Chris Houlihan, e ele ganhou uma promoção da revista Nintendo Power. Na sala você encontra muitos rupees e uma placa com uns dizeres que seriam dele. E já notou uns inimigos presos a correntes, meio difíceis de eliminar? Pois é, eles lembram um inimigo típico de Super Mario 3. Isso sem contar que você pode encontrar um quadro de Mario no jogo, bem no canto mesmo. Outra coisa é que você pode entrar no Dark World antes da hora, só que sem um determinado item, você toma a forma de um coelho. Acontece que uma determinada, onde o chão é azul e branco numa montanha, ele lhe
transporta para esse mundo.
Links Awakening, que seria o primeiro game portátil da série, usou a mesma engine de outro jogo. Era do game Kaeru no Tame ni Kane wa Naru(For the Frog the Bells Tolls). E não é a primeira vez que se reutilizam da engine de outro jogo. Só verem o caso quando eles adaptam do Super Mario 2. A nossa Nintendo também sabe ser bem "safadenha" quando quer. A versão americana do jogo sofreu censura nos Estados Unidos. Na verdade, ele não é o primeiro da franquia em um portátil. Antes, o primeiro The Legend of Zelda foi o último lançamento de um portátil anterior ao Game Boy, o Game & Watch.
Ocarina of Time, não teria sido projetado para Nintendo 64 inicialmente. Ele surgiria com uma expansão para o video game chamado 64DD. Como esse projeto falhou miseravelmente, eles fizeram pro cartucho normal mesmo... Menos mal, pois eu gostava mais de cartuchos e tinha um 64. Ele seria um jogo em primeira pessoa, tentando criar um ar de exploração. Só que viram que não daria muito certo. Tinha 32 megas, o maior até então feito para consoles da Nintendo. Como o universo de jogo aberto, até certo ponto, era possível fazer certas coisas como pescar, jogar mini games e etc. Se tivesse um Game Shark, você poderia destravar uma opção em que enfrenta o Fox, de Star Fox 64... E ele te ataca com a nave dele! Uauuu! Poucas pessoas já ouviram falar de Ocarina of Time Ura que seria uma sequência de OofT. Com ele você teria que colocar o cartucho com o CD de expansão no 64DDNo Fire Temple do jogo existia trechos de uma canção islâmica(treta-bomba!). A empresa acabou tirando isso. Sem contar alguns símbolos que que lembravam a fé islâmica, também retirados na versão do jogo para Game Cube. Ah! E temos muitas referências a Mario nesse jogo em especial. Sem contar que com esse jogo as linha do tempo da franquia se divide em 3. Hyrule Historia mostrando melhor isso. Este livro foi lançado em 2011, quando comemoravam os 25 anos da série.
Bem, como podem ver existem tem muita coisa só sobre Ocarina of Time, como o tubarão preso debaixo do lago, as versões diferentes do game (versões 1.0, 1.1 e a 1.2)
Concedendo novos jogos com uma linha de narrativa diferente. Mas essa linha só foi começar a tomar forma depois do jogo, só recentemente sendo oficializada. Existe um artbook muito bom com diversas informações da série, chamado
Em 2005 temos Minish Cap, onde nós é apresentado a origem de Vaati, antagonista da série Four Swords.
Em Majoras Mask era para a lua não ter aquela cara maluca. Foi adicionado depois no projeto final do jogo, tanto que nas artes de divulgação ela era "lisa". Sem contar que as máscaras são easter eggs
remetendo a outras franquias da Nintendo, como Star Fox e Mario. O jogo necessitava de um acessório que deixava seu video game com quatro megas a mais para funcionar. Por ter uma temática mais sombria, muitas teorias sinistras e creepypastas são especuladas sobre esse jogo... Afinal, uma das coisas que não comentei é que os itens usados para se transformar em outras raças(as máscaras), seriam de seres mortos. Isso fica claro quando você vai passando as telas, descobrindo a história por trás de cada um dos itens. Bizarro... O design do personagem Happy Mask Salesman, é o de Miyamoto. O modo estranho de homenagear um criador de jogos. E tem influência brasileira nesse jogo! A máscara principal, a de Majora, é baseada em uma tribo chamada Marajoara.
E quando você vai aprender a lutar com um morto-vivo/espírito no jogo Twilight Princess ele seria o Herói do Tempo... Ou seja, ele é o mesmo Link de Ocarina of Time e Majoras Mask... Eitcha duplo! Os gráficos desse jogo são considerados os mais belos de toda a franquia, com um estilo um pouco mais realista.
Skyward Sword, até agora, seria considerado o primeiro dos jogos em uma linha do tempo. Os pássaros que aparecem no jogo são inspirados em animais reais. Chamam-se cegonhas bico-de-sapato. São até bonitinhos! Além de aqui compreendermos a origem da arma que sempre aparece na série, a Master Sword. Melhor que um ornitorrinco...

Antes da divisão
  1. Skyward Sword (Wii)
  2. The Minish Cap (Game Boy Advance)
  3. Four Swords (Game Boy Advance)
  4. Ocarina of Time (Nintendo 64, depois foram feitas versões para Game Cube, Wii e 3DS)
Depois da divisão - Link criança (onde Link derrotou Ganon, é mandado por Zelda a seu tempo original)
  1. Majora's Mask (Nintendo 64 e depois para Wii)
  2. Twilight Princess (Gamecube e Wii)
  3. Four Swords Adventures (Game Cube)
Depois da divisão - Link adulto (onde Link fica naquele tempo mesmo após a derrota de Ganon. Hyrule é destruída e as deusas causam um dilúvio no mundo)
  1. Wind Waker (Game Cube)
  2. Phantom Hourglass (Nintendo DS)
  3. Spirit Track (Nintendo DS)
Depois da divisão - Link derrotado (onde ele perde para Ganon)
  1. A Link of the Past (Famicon, Super Nintendo, e mais tarde seria feito para Game Boy Advance e Wii)
  2. Oracle of Seasons (Game Boy Color)
  3. Oracle of Ages (Game Boy Color)
  4. Link's Awakening (Game Boy/Color e depois foi para Nintendo DS)
  5. Between Worlds (Nintendo 3DS)
  6. The Legend of Zelda (Sim! O primeiro! Cronologicamente ele é um dos últimos nas linhas de tempo! Surgido para Nintendinho)
  7. The Adventure of Link (Também chamado como Zelda 2. Para Nintendinho também)
Além disso temos o spin-off Hyrule Warriors, as participações em outros jogos como na série Smash Bros, Mario Kart e (acreditem) Soul Calibur 2. Tanto que isso alavancou as vendas do Game Cube.
Ah e sabiam que Robin Williams era fã dos jogos da franquia. Por isso o nome de sua filha é Zelda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário