domingo, 3 de abril de 2016

A história de cada um dos Final Fantasy!


Bem desde já digo isso, eu tentarei me concentrar na franquia principal. Quero mostrar a magia dos jogos antigos da franquia. Desde já, estejam avisados. Só nos últimos títulos da saga falarei de mais de um título! Só que mais para frente. Como FF X-2.

Final Fantasy I
A última fantasia da Square como muito falam, já que essa seria sua última aposta nos jogos se não tivesse dado certo em 1987. Cada um tem sua marca, e muitos dos preceitos básicos da série graças a esse primeiro.
O mundo estava em caos, mas os seres vivos acreditavam em uma antiga profecia cumprir-se. Ela dizia que quatro guerreiros surgiriam para trazer luz as trevas daquela era, e cada um carregaria uma orbe. Ou representando uma orbe, melhor dizendo.
Ainda não havia um personagem principal fixo, mas já tinhamos as classes. Tais como, guerreiro, lutador, ladrão, mago vermelho, mago negro e mago branco.
No começo do jogo, você é mandado para resgatar a princesa de Cornelia, pega por um dos mais bravos cavaleiros desse reino. O poderoso cavaleiro Garland. Depois disso, descobrisse que sua real missão é restaurar as orbes pelo mundo e trazer paz ao planeta.
O que realmente acontece nas sombras é que ao derrotar Garland, ele é enviado para 2000 anos no passado por demônios. São eles Lich, Kraken, Marilith e Tiamat. Cada um protegendo e dominando as orbes aos quais precisam controlar e ceder poder ao seu mestre. O próprio Garland! 

Final Fantasy II
Quebrando o parâmetro dos outros jogos de RPG que sempre seria uma sequência, aqui já vemos como vão ser cada um dos jogos da franquias. Cada um com seu próprio mundo, não possuindo ligação com o anterior. Só possuindo os mesmos easter eggs como personagens, monstros ou referências.
A paz teria terminado, já que o imperador de Palamecian invocou forças infernais para dominar o mundo. Isso faz com que um exército rebelde surja em retaliação. Eles se posicionam na cidade de Phin, mas lá é completamente destruído. Sobrando só quatro sobreviventes.
Entre eles temos Firion, o protagonista um galanteador inveterado (ou seja, adora muié!), mas heróico e bravo. Com ele e seus três aliados, seguimos eles como membros do grupo rebelde Wild Rose.
Não existe level, mas distribuição de pontos em atributos, que só seria usado mais tarde em outros jogos da franquia. Além disso é citado os chocobos, Leviathan, Bahamut e o mithril, material para armas e armaduras, além de Cid. Que sempre tem que aparecer em Final Fantasy. Sem contar o ato de sacrifício no jogo...


Final Fantasy III

Dois anos após o II, vem o Final Fantasy III. E é um rolo doido para os americanos essa parte da cronologia dos jogos.
Surge mais uma profecia, que os gurgans disseram. Nela, mesmo com os terremotos que engoliram os cristais para dentro da terra, nada disso se compararia a escuridão que logo surgiria. Ainda assim quatro almas surgiriam, abençoados pela força dos cristais deteriam esse mal. 
Quatro orfãos são criados pelo padre Topapa, em Ur. E quando os cristais caem, com eles os orfãos também. Ai a aventura começa! Pois deve se livrar da escuridão no mundo.
Xande, o vilão principal pelo menos por enquanto... Esta sugando os poderes dos cristais. Para ser imortal, através de sua magia.
O padrão de jogo foi melhorado. A mecânica é ótima para sua época. 
As classes voltam quando você aciona o primeiro cristal! como onion knight, freelancer, ranger/hunter, knight, scholar(estudioso), dragoon, viking, black knight, geomancer, evoker, bardo, black belt(evolução do monge), ninja e sage.
Entre as referência Djinn, a Enterprise (sim de Star Trek), Nautillus ( de 20.000 léguas submarinas) fat chocobo e as summons. Além dos moogles, que são seres juntando miados com barulhos para se comunicar, tipo Chewbacca de Star Wars. Tá bem, não é assim. 
Com isso fechamos a trilogia dos jogos para Nintendinho (NES ou Famicon).


Final Fantasy IV
Com o surgimento do Super Nintendo (Super NES ou Super Famico, no ocidente esse segundo) a Square já começou seu trabalho em uma nova versão de seu clássico Final Fantasy.
Na terra de Baron, seu governo começou a expandir suas fronteiras graças ao uso de barco voadores (uma coisa comum em todos os Final Fantasy, mas aqui possui grande importância geopolítica). Com isso o exército de Baron, junto com as Red Wings, lideradas por Cecil Harvey começaram a matar e oprimir outras nações. Em especial aqueles que possuíssem cristais místicos. Já que esses itens são fonte de grande poder. 
Cecil é um black knight, fiel a Baron e o protagonista nesse capítulo da série. Ele é acompanhado de Kain Highwind, filho de Richard Highwind, o dragoon de FF II (??? Mas não eram mundos sem ligação). Cecil e Kain são destituídos dos Red Wings pois não acham certo o que estão fazendo com outros territórios. Ainda assim, eles continuam tentando servir ao reino, entregando uma carta a mando do rei em Mist. Na verdade, a carta tem bombs, criaturas feitas de chamas. Assim, destruindo o vilarejo. Encontram com Rydia, que se une ao grupo. Kain se separa da dupla.
Com o decorre do jogo somos reunidos a mais personagens da saga.
Após muitas coisas, sabemos do grande vilão, Golbez que quer coletar os cristais para obter força. Além de que Kain nos traiu servindo ao inimigo! Reviravoltas! Pois nem mesmo Golbez é o grande vilão mesmo... E sim Zemus! Só vão compreender melhor no próprio jogo.
Então, Cecil deve esquecer a escuridão de um black knight e se tornar um herói da luz. Então, ele se torna um paladino.
Um dos planos de Golbez é chegar a uma das luas do mundo. Pois lá, existe um grande poder selado nela. Isso usando o poder dos cristais.

Final Fantasy V

Esse é mais um título para Super Nintendo em forma de RPG em turnos.

Novamente vemos que a história trata dos guerreiros da luz, termo usado desde o primeiro Final Fantasy. Mas somos apresentados primeiro ao Butz, junto com Boco e seu chocobo. Eles encontram por acidente Leena, filha do rei. Ela tenta ajudar, visto que o cristal do vento foi completamente destruído! Depois de certo tempo conhecem Galuf, que é de outro planeta e usou meteoro para chegar aqui (WHATAFUCK?). Eles se encarregam de encontrar os cristais e por qual motivo eles estão em perigo. E depois, ao grupo se une Pharis uma pirata.
Na verdade, os cristais foram partidos por ExDeath, mago poderoso do passado. Ele foi derrotado pelos guerreiros da aurora. E então, o selando com o poder dos próprios itens. Mas seu poder é tamanho que influenciou pessoas para quebrar cada um dos cristais, o libertando.
Entre as classes temos: blue mage (usa habilidades dos inimigo), berseker(bárbaro), mystic knight, time mage, beast master, dançarino, samurai, chemist (químico), mimic. No GameBoy Advance, temos as classes necromante, oracle, cannonner(atirador) e gladiador.
Temos aqui no jogo coisas como summons, entre elas a Phoenix. Talvez não seja o mais popular em relação a mecânica de jogo. Porém, ainda assim, não deixa fraca a história. Além disso, as classes seriam usadas mais tarde para outros jogos da franquia como Final Fantasy Tatics.

Final Fantasy VI

O último do Super Nes, esse Final Fantasy pode ter introduzido muita gente nesse universo de RPGs. Antes mesmo de FF VII.
Há muito tempo atrás, a guerra dos Magi causou grande destruição ao mundo. Com isso a magia sumiu em seguida. Os sobreviventes dos conflitos foram transformados pelos deuses, chamados agora de espers. Com isso, essas divindades perceberam que tudo foi feito em vão. Para evitar futuros conflitos, cada um se tornaria uma estátua. Os espers os protegeriam para que seus poderes não fossem roubados. 
Mil anos se passam, a tecnologia surge com metais novos, uso de pólvora, máquinas a vapor criando reinos tecnológicos. No sul, o império de Estalian, descobriram os espers. Eles usaram sua força e reviveram em uma espécie de grupo e mecanismo chamado Magitek. Só que eles queriam a magia real! Algo perigoso como visto no passado do mundo.

Aqui ouvimos a capacidade de Nobuo Uematsu, em mostrar temas próprios para cada um dos protagonistas. Algo único naquela época.
No início da trama, temos Terra Branford, sendo parte da Magitek. Como dito, usam a energia do espers. Eles invadem uma cidade, entram em uma mina de carvão e a moça se sente atraída por aquele ser que esta petrificado. Resgatada por um dos moradores da vila, ela descobre estar sendo manipulada por Kefka Pallazo.
Conhecemos também o ladrão Lock Col. Experiente caçador de recompensas, e membro dos Returners, grupo de rebeldes, ele resgata Terra. Vendo que ela pode ser a chave para derrotar o império maligno. E assim, gradativamente aprendemos sobre os poderes antigos e os espers. Aqui podemos fazer side quests, obtendo itens ou personagens novos. Algo que seria usado mais para frente, mas é opcional.
Depois disso, Ramuh um esper antigo que sobreviveu após o conflito antigo, fala ao grupo (que procurava Terra, pois essa se encontrou mais uma vez mais com o esper da caverna) que a Magitek tenta usar o poder dos espers
sem saber o quão perigoso aquilo era. Como a um milênio atrás, onde causaram grande mal a humanidade e ao planeta. E Terra é filha de um esper com uma humana, sendo um ser poderoso.
Kefka il Pallazo, é o grande vilão. A ponto de criar raiva no jogador. Mesmo não possuindo o carisma de alguns vilões da série. Um mero bobo da corte... Até fazer o que for necessário para si! Ele é o primeiro experimento da Magitek, ele vai perdendo sua sanidade e com a idade seus poderes somem. E ele vai sugando os poderes dos espers, tramando e enganando até seus aliados, sem nenhum escrúpulos. Kefka quer poder para ser um deus, usando o império como sua arma... Até ele realmente obter suas intenções!
O enredo é envolvente, um vilão perigoso, e os atos dos personagens mostra o quão importante suas ações são, já que tem uma parte onde a geografia do mundo muda devido aos momentos dos personagens





Final Fantasy VII
O jogo não era para ser em Playstation. Mas como a Nintendo ainda não largava mão da geração de cartuchos... E eles queriam armazenamento para todo o jogo. Com o surgimento de jogos em CD, a galera da Square já foi junto a Sony produzir esse título. O jogo vinha em 3 CDs, com pura gameplay! Além disso, ele é o primeiro que usa imagens 3D e CGs.
Nele encarnasse o personagem Cloud Strife, um mercenário com passado obscuro que passa a trabalhar com um grupo de ecoterroristas chamado Avalanche comandados por Barret Wallace. Eles pretendem liberar a lifestream do lugar, dominada por uma empresa mundial conhecida como Shinra. Esse grupo domina o planeta, mas a custo da energia vital do mundo. Ele esta com esse grupo pois tem raiva da empresa  e como não lembra de muita coisa do tempo em que participou, pretende continuar seu caminho contra esse

grupo. Depois de vários contratempos, encontrar velhos amigos (Tifa Lockheart, uma amiga de infância) e novos (Red XIII e Aeris Gainsborough, alguém de extrema importância) ocorre na cidade um terrível desastre com lifestream! Nós somos apresentados as materias, cristais feitos de puro lifestream que nos proporcionam habilidades, bônus, magias e as summons(evocações). E pior: um herói de guerra, conhecido como Sephiroth estava vivo, alguém que ele admirava. 
Sephiroth havia descoberto que ele é o fruto de um experimento com energia mako(o lifestream da Shinra mas em estado bruto). Sua mãe morreu no processo. O que restou foi uma forma de vida do lifestream deformado pela Shinra e que ele consegue conversar, chamada Jenova. E ele é extremamente perigoso. Pretende fazer algo inimaginável. Usar uma magia antiga para destruir o planeta! Ele enlouqueceu!
Além disso, conhecemos Zack Fair, um dos soldados poderosos da Shinra. Amigo e professor de Cloud. Na verdade, muitas pessoas achavam que Cloud é poderoso, pois conhecia Sephiroth... Mas nada mais eram do que memórias confusas do protagonista! Ele nem sequer conseguiu se tornar um soldado de elite, os Soldiers! Se não fosse por Zack, Cloud morreria, já que o herói de cabelo negros sacrificou-se para salvar o amigo. Retendo o espírito de combate do amigo morto.
Apesar de tudo ele supera as dificuldades conhecendo novos personagens da trama, como: Cid Highwind, um piloto que tem o desejo de um dia voar para o espaço; e Cait Sith, uma combinação de gato e moogle que quase traem o protagonista mas se redimem. Além dos personagens opcionais: Vincent Valentine, um homem que também foi cobaia da Shinra, e antigo amor de Lucretia, a verdadeira mãe de Sephiroth; e Yuffie Kisaragi, uma ninja que esta louca para obter todas as materias para seu uso. O engraçado é notar que todos os personagens são amados até hoje sendo principais ou não. Isso demonstra como FF XII é aclamado!
Sephiroth mata Aeris que estava tentando impedir os planos do vilão. Em uma das cenas mais tristes e tocantes das histórias dos games o vilão atravessa uma masamune (espada grande japonesa) no peito dela. O pior é que você começa a ter uma grande afeição por essa personagem, sem tirar que ela é a última da raça dos cetras, um povo antigo com ligação com o centro do mundo. Isso significa que praticamente não existe meio de parar a destruição do mundo desse ponto em diante!
Mesmo assim, a Avalanche avança contra Sephiroth e as Weapons, formas de vida que o planeta cria para o proteger... Seja para deter um mal que esta por vir, ou acabar com a humanidade!
Final Fantasy VII é com certeza o mais rendável dos FF até hoje. Tanto que gerou spin-offs em games (FF7 Dirge of Cerberus, Crisis Core e Before Crisis), animações (FF7 Last Order) e um filme (FF7 Advent Children). Sem contar as participações especiais dentro e fora da franquia. Realmente, pode não ser o melhor, mas é o maior sucesso da Square!




Final Fantasy VIII
Temos mais um jogo épico em que os CGs estão ainda melhores, e uma história extremamente cativante para Playstation.
A humanidade teria sido criado por uma divindade chamada Hyne. Com a intenção de passar seus poderes adiante, ela cria feiticeiras e assim seu poder será eternizado pelo mundo. Só que a cada tempo só uma única mulher poderia ser uma bruxa, passando seu poder para alguém, logo antes de morrer. Elas eram temidas e amadas por tais poderes. Mas sempre mostrava quais eram os benefícios da magia ao mundo.
A humanidade e elas coexistem até que surge a feiticeira Adel. Apoderasse da nação de Esthar e cria uma ditadura. Com isso, ela tem que enfrentar Galbadia, sua próxima tentativa de conquista, criando proporções globais. Anexando outros territórios a guerra. 
No meio de toda essa batalha, Adel conhece Ellone que pode enviar a consciência das pessoas ao futuro e passado. Um mero soldado chamado Laguna protege a garota, junto a seus amigos Kiros e Ward, já que a bruxa queria essa guria para seus planos. Ainda assim, ele perde e acaba chegando na cidade onde Ellone morava conhecendo uma jovem chamada Raine. Os dois se apaixonam e ela dá luz a Squall. 
Enquanto Laguna, junto com seus aliados salva finalmente Ellone, Raine morre deixando Squall orfão. Pelo menos, o herói captura a bruxa e a envia em um capsula espacial monitorada por Esthar. Ele isola a nação, temendo que algo ruim surja dali.
O protagonista com cara de poucos amigos é Squall Leonheart, um guerreiro que usa a famosa gublade (uma espada que em seu cabo possui a forma de um revolver, além de mecanismos mágico-tecnológicos para disparos de carga mágica). Enviado como orfão para o orfanato de Cid Kramer e Edea, junto a Ellone ele é cuidado e amado. Os líderes do orfanato notam que algo ruim esta para acontecer, e então criam as SeeD's. Ele é um dos membros da SeeD, uma academia onde os jovens são treinados para combater todo o tipo de mal, usando técnicas variadas de combate e magia. Cada uma das SeeD's (Balamb Garden, Galbadia Garden e Trabia Garden) tem as crianças do orfanato distríbuidas por elas. Squall, Seifer, Quistis e Zell em Balamb, Irvine para Galbadia e Selphie para Trabia. Além disso, Edea cria um grupo conhecido como White Seed's, que ficariam no mar, longe da influência de certa bruxa...
Após depois de certo tempo, Edea enlouquece e parece ser uma bruxa se aliando a Galbadia. Uma nova guerra se anuncia com isso. 
Nesse meio tempo Squall treina com seu colega Seifer. A rivalidade aflora e ambos se ferem deixando uma cicatriz no rosto de cada um. Após tudo isso, Quistis o acorda (ela é instrutora de Leonheart, sendo um prodígio tornando-se uma mestra aos 15 anos de idade!) pois aquele dia era o exame do cara! E ele é enviado em uma missão de campo, junto com o pessoal Seplhie e Zell. E no final eles passam! Além de Seifer... Droga...
Durante tudo isso uma garota chamada Rinoa surge em Balamb Garden. Sua missão é contratar os serviços da escola para que ajude os Forest Owls, a organização que luta contra o domínio de Galbadia. No fim das contas, Rinoa também vai ao baile e acaba se deparando com Squall, após alguma insistência os dois terminam dançando no salão. Após a dança, Quistis manda Squall encontrá-la em um local específico para eles conversarem.
Quistis apresenta a Squall um lugar que só os estudantes conhecem no Centro de Treinamento, lá os dois encontram Ellone sendo atacada por um monstro; a dupla consegue salvar a moça. Curiosamente Squall não se lembra de Ellone, bem como nenhum dos órfãos se lembra um do outro. Isso se deve ao fato que o uso contínuo das Guardian Forces, onde eles invocam guardiões poderosos nas batalhas, apaga a memória aos poucos dos fatos passados.
Partindo para sua primeira missão, Squall, Zell e Selphie tem ordens de ajudar Riona a sequestrar o presidente de Deling City para que ele não possa fazer o anúncio sobre o sucesso da antena de Dollet.
No meio do caminho eles adormecem graças às habilidades de Ellone e são enviados para o passado nos corpos de Laguna, Kiros e Ward - dessa forma, eles tentam fazer com que o futuro de Laguna seja mudado para melhor.
Depois de muitos percalços Edea começa a tramar seus planos para obter poder completo sobre os territórios do mundo, controlando inicialmente Galbadia. Graças a Irvine, que não usava Guardian Forces( as evocações, que aqui fazem o personagem esquecer de seu passado)no passado, e várias batalhas depois, descobrem que a maioria é amiga dos tempos de orfanato.
Ao chegar Squall se depara com um Dr. chamado Odine. Ele fala que Ellone está em uma estação espacial e que se ele quiser encontrá-la deverá viajar para o espaço. Squal leva Riona inconsciente e Irvine se encontra lá para averiguar o lacre da feiticeira Adel. Zell agora está no controle das coisas na terra e descobre que Galbadia tomou Lunatic Pandora e está preparando o Lunar Cry, que é quando os monstros contidos na Lua descem para a terra.
Ao encontrar Ellone, Squall é surpreendido por Rinoa que novamente é possuída por Ultimecia.
Dessa vez, o pior acontece e ela libera todos os selos de Adel e também o Lunar Cry, fazendo com que os montros e Adel caiam na terra. Ultimecia deixa o corpo de Rinoa para que ela morra a deriva no espaço. Squall vai atrás da moça e não deixa que este seja o fim dela. Aqui ouvimos uma das primeiras canções realmente cantadas de FF: Eyes on me por Wong Faye. Lindo...
A deriva no espaço, o casal acaba encontrando a nave Ragnarock, a mesma foi utilizada para levar Adel para o espaço e conseguem voltar para a terra. Ao chegar em chão firme, Rinoa é levada por soldados de Esthar para o Sorceress Memorial, onde ela seria selada com Adel, devido ao fato de Rinoa ser uma candidata a feiticeira. Inconformado com essa situação, Squall não deixa isso acontecer e a salva pouco antes de ser selada.
Eles devem derrotar Ultimecia... Uma perigosa bruxa que viaja no tempo e que parece ser a junção de vários aspectos das bruxas... Tanto do futuro como do passado!
O roteiro é único aqui! Lindo demais!


Final Fantasy IX
Ainda no Playstation, também chamado PSOne hoje em dia. Talvez tenha sido aqui que os games começaram a perder sua qualidade. 
A civilização de Terra esta em declínio. Os cientistas desse mundo então pensam em selar-se em sono profundo, deixando um único ser Garland, responsável por seus corpos e almas especialmente. Terra é destruida, mas Garland (huuuuum onde já vi isso antes) salva a todos levando-os para um novo mundo.
Ele encontra Gaia, outro mundo no qual ele pretende destruir ele para implementar a força vital de Terra. Para isso ele tenta tomar controle do ciclo de almas em Gaia, assim criando várias guerras pelo mundo. Além de instalar no mundo uma árvore chamada Lifa Tree, onde ele substitui as almas do mundo atual, pelas do antigo. 
Porém, devido ao uso de um eidolon(evocação) chamado Leviathan e o uso de outro para o cessa-lo, Carbuncle, afeta a Lifa Tree... Deixando-a inoperante. 
O game conta a história de Zidane, um ladrão do grupo Tantalus que trabalha para o Reino de Lindblum.
Junto com o seu grupo, Zidane recebe a missão de capturar a princesa Garnet do Reino de Alexandria. No entanto, capturá-la não chega a ser uma tarefa complicada porque Garnet está tentando fugir do castelo.
Ao lado da princesa temos Steneir, o fiel cavaleiro. Depois se juntam ao grupo o black mage Vivi que busca respostas de sua origem, a White Mage e Summoner Eiko, e ainda Amarant, Quina e Freya. Dessa vez o vilão é Kuja, um aliado da rainha de Alexandria e mãe adotiva de Garnet que buscam o controle total dos reinos.

Na medida em que o jogador avança no jogo, Zidane descobre sua origem e a raíz do mal no mundo, na forma de Kuja. Ele estava manipulando a rainha para destruir não apenas Zidane, mas todo o planeta, para que assim pudesse acabar com os planos bastante maníacos de seu criador Garland.
O visual nos remete um pouco a algo mais clássico, diferente dos outros dois FF de PSOne.  Ainda assim não emplacou em história.


Final Fantasy X


Agora esse surgiu na plataforma de PS2 (Playstation 2). 
Tidus é um jogador de blitzball, bem humorado, filho de um famoso herói jogador de nome Jecht. Ele sonha em ser tão bom quando o pai. E esta quase lá. Porém, em um grande evento seu mentor, Auron o avisa de que algo errado esta para acontecer. E uma onda gigantesca devora toda a cidade deles!
Quando desperta, não se sabe como, Tidus encontra a vila de Wakka, um jogador de blitzball. E ele esta mil anos no futuro. Além de que sua cidade Zanarkand foi atacada por Sin. 
Conhecer Yuna que é uma summoner, que esta destinada a derrotar o mal antigo. Descobre que seu pai, Jecht já protegeu o pai de Yuna, Braska. E que ela é protegida por seus guardiões que são Wakka, Lulu e Kihmari. Ele descobre sobre os envios de almas, e os Aeons. Notando que só com eles saberiam onde obter resposta com o que diabos estava lidando ele segue o grupo. Ainda se unem a eles: Auron, que também foi guardião de Braska; Rikku, que já tinha salvado Tidus no mar logo no começo. 
Seymour, um summoner esta os perseguindo para seus planos sinistros.
Depois de tudo isso, Tidus descobre que na verdade é o sonho das pessoas de Zanarkand ou uma alma antiga do passado transformada em sonho. Que os Aeons surgem de sacrifícios de pessoas no passado por um sistema já antigo. Além de que Yuna seria sacrificada para derrotar Sin, evocando a Aeon final. Só que esse ritual antigo era ciclico, fazendo com que sempre surgisse outro Sin!
Cabe aos heróis evitarem a morte de Yuna e de seu mundo de uma vez por todas. Além de lidar com os falsos religiosos que sabiam sobre o processo do Sin!
O sistema de evolução não se refere mais a níveis e sim a sphere grids, que você refere conseguindo spheres específicas ou liberadas de acordo com certas atitudes.


Final Fantasy XI


Nesse período dos jogos de FF, a Square queria se aventurar por uma area mais online. Mais precisamente os MMORPGs.
Como é um MMO é complicado falar de uma história própria para esse jogo. Porém, o cenário se trata de Vana'diel, um mundo próprio construído para esse jogo. Nele tem desde guerra contra humanoides, até summons conquistando reinos. Tudo isso sendo controlado pelo Shadow Lord, que controla os monstros do game. Sem contar que cada expansão faz com que mais coisa boa seja agregada a história.


Final Fantasy XII


Ivalice é um mundo cheio de reinos, fortalezas e impérios. Ele já tinha sido base para jogos como Final Fantasy Tatics, Vagrant History e Final Fantasy Tatics Advance.
A gameplay é mais fluida aqui. Pois os combates são mais diretos. Além da quantidade de conteúdo. Nele existem quatro nações em Ivalice. Archadia, Nabradia, Dalmasca e Rozarria. Archadia é um país totalmente corrupta. Diferente de Nabradia e Dalmasca. Onde Archadia arma algo para dominar Rozarria. A história começa com o casamento do príncipe de Nabradia e a princesa de Dalmasca, Ashe. Logo em seguida, o rei de Dalmasca junto aos recém casados descobre que Nabradia tinha sido atacada e sua capital, literalmente explodida. De forma sinistra e inexplicável com uma força terrível. O reino foi dominado. 
O príncipe, sem muitas opções, se une a linha de frente daqueles que tentariam lidar com a situação - tanto com o mistério quando com os inimigos de Archadia que poderiam estar por trás disso - junto com o capitão do exército, Basch. E se veem envolvidos em uma guerra nas fronteiras do reino. Mas isso é um desastre e o príncipe morre em combate.
E Nabradia tenta fazer um tratado de paz. Só que todo o esquadrão que serviria para proteger o rei na noite desse acontecimento, supostamente morto por Basch. Matando até um jovem soldado chamado Rex, sendo que Basch foi sentenciado a morte. Algo esta errado, já que o capitão não teria motivos para isso aparentemente
A princesa Ashe some por dois anos depois dos fatos antes citados. Surge então em Damalsca, Veene, um dos maiores políticos de Arcadia, tentando convencer o povo. Ele vem com promessas de paz na cidade capital. Só que agora Vaan e Penelo, dois dos protagonistas estão nessa época vendo tudo isso ainda de longe. Trabalhando e roubando para sobreviver como orfãos. E irmão de Rex, morto por Basch.
Vaan queria invadir o palácio durante uma festa importante do local. Depois de muitos percausos consegue seu plano e entra na sala dos tesouros do reino. Em especial, ele se fascina com uma misteriosa pedra mágica brilhante. Além disso conhece mais dois protagonistas que são Balthear e Fran, que não estão de nenhum lado na guerra. São piratas, nobres ladrões e também querem a pedra. Após todos serem caçados pelos guardas por serem descobertos tentam fugir e sem querer esbarram com Ashe, aprincesa com muito ódio dos captores de sua nação. Ela teria planejado um combate contra o reino, mas não dá muito certo. E eles conseguem fugir depois de muitos eventos.
Quando estão presos eles encontram Basch preso, o que deixa Vaan irado, já que ele é o assassino de seu irmão. Só que ele afirma estar preocupado com Dalmasca. O que é estranho, sem contar outro fato: Basch foi sentenciado a morte. Por qual motivo ele esta ainda vivo? Dúvidas sobre tudo e todos começam a surgir.
Saindo de muitos problemas finalmente, descobrem que Penelo foi sequestrada, e colocada em uma mina com pedras estranhas. As nethecite, pedras que causam grandes estragos em combate. Que pode ser a causadora da destruição no reino de Nabradia. 
Isso sem contar os juízes e outras coisas que surgem nas sombras...
Existe aqui o sistema de gambits, que é relativo a inteligência artificial em combates. E eles são quase que prontos e controlam de uma forma apropriada para os personagens que não esta jogando diretamente.

Final Fantasy XIII
Tudo começa em Cocoon enquanto os cidadãos da cidade de Bodhum estão sendo Expurgados após entrarem em contato com algo de Gran Pulse. O jogador é mostrado flashbacks ao decorrer do jogo sobre os eventos dos treze dias anteriores, que começaram quando um fal'Cie de Gran Pulse foi descoberto perto de Bodhum. Serah Farron encontrou o fal'Cie e foi marcada como uma l'Cie. Lightning e Sazh descarrilham um trem de expurgados indo para Gran Pulse em uma tentativa de salvar Serah. Na batalha que se segue, o grupo de resistência NORA de Snow resgata os exilados. Vários deles acabam mortos, incluindo a mãe de Hope. Enquanto isso Snow se dirige para o fal'Cie Anima a fim de resgatar Serah e no caminho encontra outros dois exilados: Hope e Vanille. Os dois grupos se reúnem no fal'Cie e descobrem Serah bem no momento em que ela se transforma em cristal. Anima então transforma todos em l'Cie e os joga em uma diferente parte de Cocoon. Os cinco tem a mesma uma visão durante essa transformação: um monstro chamado Ragnarok. O grupo encontra Serah em sua forma cristalizada enquanto discutem o significado ambíguo do sonho; Snow acaba ficando sozinho com ela.
Snow é capturado e levado abordo da aeronave Lindblum, onde conhece Cid e Fang. Os outros ao mesmo tempo conseguem escapar de PSICOM, porém são separados depois de um ataque aéreo; Hope e Lightning viajam para Palumpolum enquanto Sazh e Vanille vão para Nautilus. Lightning acaba sem querer apoiando o plano de Hope de matar Snow como vingança pela morte de sua mãe. Vanille e Sazh discutem como o filho deste, Dajh, foi transformado em um l'Cie e levado pela PSICOM para descobrir seu Foco. Lightning tenta persuadir Hope a não seguir com seu plano de vingança, acabando por encontrar Snow e Fang em Palumpolum. Fang revela que ela e Vanille eram l'Cie de Gran Pulse que foram transformadas em cristais; as duas voltaram para a forma humana treze dias antes do início dos eventos do jogo, iniciando o Expurgo de Bodhum. Hope tenta assassinar Snow, porém desiste do plano após este salvá-lo de um ataque aéreo. O grupo acaba fugindo da cidade com a ajuda de Cid. Vanille se revela como sendo de Gran Pulse para Sazh em Nautilus, dizendo que indiretamente é a responsável por Dajh ter sido marcado como um l'Cie. A PSICOM em seguida consegue capturar os dois e levá-los a bordo da aeronave Palamecia.

Os outros membros da equipe armam uma missão de resgate e conseguem se reunir com Vanille e Sazh antes de serem confrontadas por Galenth Dysley, o Primarca de Sanctum. Ele se revela como Barthandelus, o fal'Cie governante de Cocoon. Ele conta a todos que seus Focos é se transformarem no monstro Ragnarok e destruir o adormecido fal'Cie Orphan, que mantém Cocoon flutuando sobre Gran Pulse. Matar Orphan causará a destruição de Cocoon. O grupo foge e descobre de Cid que os fal'Cie acreditam que a destruição do mundo irá convocar a aparição do Criador. Os fal'Cie também não são capazes de ferir Orphan. Vanille e Fang revelam aos outros que estavam envolvidas na Guerra da Transgressão séculos antes e que seu Foco permaneceu o mesmo desde então: se transformarem em Ragnarok e tentar matar Orphan. O grupo foge para Gran Pulse e viajam para Oerba, cidade natal de Vanille e Fang, onde esperam descobrir como remover suas marcas de l'Cie. A cidade está deserta e eles descobrem que não há ninguém vivendo na superfície do planeta. Dysley os confronta novamente e conta que está forçando Cid, agora o novo líder de Sanctum, a criar o caos em Cocoon para forçar a Cavalaria a atacar Orphan em um golpe de estado.

Final Fantasy XIV
Final Fantasy XIV: A Realm Reborn é considerado um dos MMOs de mais sucesso da atualidade. Mais por oferecer vários conteúdos já conhecidos de uma forma profissional do que pela originalidade. Como pontos únicos, no entanto, estão a história única e bem escrita, a trilha sonora, além do Armoury System, que permite jogar com todas as classes disponíveis com um mesmo personagem e o Duty Finder, que encontra automaticamente outros players fazendo o mesmo conteúdo que você em qualquer servidor.
Esse jogo mesmo sendo um MMO tem mais contéudo.
Final Fantasy XIV: A Realm Reborn acontece cinco anos após o ataque do Dragão Bahamut sobre Eorzea, que destruiu muito do que era conhecido pelos Hyur, Migo’te e as outras raças. O personagem do jogador foi levado no tempo graças a poderes divinos e consegue sobreviver ao ataque furioso do monstro.
Agora, o mundo se recupera do ataque e começa sua reconstrução, com a atenção voltada para um possível ataque do Império Garlean, vindos do norte. Além destes, existem os mais diversos tipos de perigos espreitando as cidades de Eorzea: desde grandes criaturas e dungeons únicas ao ataque de ladrões e bêbados enraivecidos.
Caberá aos jogadores restabelecer a paz dos reinos e garantir uma vida plena aos habitantes de Eorzea.

Final Fantasy XV
O personagem principal é Noctis Lucis Caelum, herdeiro do trono de Lucis. Ele é um garoto ousado e nada convencional que sofreu na infância por conta de uma doença que o deixou capaz de ver uma luz celestial que indica a proximidade da morte dos outros. Com o príncipe, mais quatro pessoas formam o grupo controlado pelo jogador.
O primeiro dos outros quatro é Gladiolus Amicitia, um lorde da nobre casa de Amictia, que jurou proteger a coroa. Apesar do senso de dever com a família real, o elo que une “Gladio” e Noctis é a verdadeira amizade. Já Ignis Scientia foi criado para oferecer uma voz firme e racional no conselho de Noctis. Educado classicamente na pura lógica desde a juventude, ele e Noctis compartilham uma profunda compreensão e confiança em anos de convivência. Prompto Argentum é o típico machão playboy que conhece Noctis da escola. Apesar de não ser de nascimento nobre, está sempre ansioso para poder ajudar da forma como puder. E por fim, temos o Senhor Comandante Cor Leonis, conhecido por ser uma “lenda viva”, totalmente dedicado ao rei. Apesar de ficar um pouco destacado no grupo de Noctis, sua missão moral é protegê-los.

Sobre o enredo, foram liberadas algumas informações: o único Crystal que sobrou no mundo encontra-se no reino de Lucis. Após começar uma paz com o Estado-Guarnição de Niflheim, Lucis alegra-se por ter posto um fim à guerra fria. Contudo, sua celebração é prematura. Sob o pretexto de amizade, Niflheim acaba com o anti-armamento runewall e lança uma grande invasão ao reino. As pacíficas vidas que o príncipe Noctis e sua comitiva conhecia são consumidas pela chama da guerra enquanto eles lutam para montar uma resistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário