sexta-feira, 11 de março de 2016

O Festival do Japão: o maior evento nipônico da América Latina


Sei que muita gente nesses dias de hoje adora ir no Anime Friends mas... Eu prefiro estar aqui! 
O Festival do Japão, que atualmente é considerado o maior evento da cultura japonesa da América Latina, foi realizado pelo KENREN (Federação de Associações das Províncias do Japão no Brasil) pela primeira vez em 1998, comemorando os 90 anos da imigração japonesa no Brasil, com o objetivo de divulgar a cultura japonesa e transmitir as tradições e os conhecimentos culturais para as novas gerações.
Todos os anos, o evento tem a preocupação de trazer atividades diferenciadas, além de novidades, curiosidades gastronômicas, tecnologia e dicas de saúde e bem-estar. Diversas entidades e instituições públicas e privadas do Brasil e do Japão participam e já participaram do Festival, possibilitando a integração e o intercâmbio de informações entre os dois países.
Como dito, o evento começou em 1998. Nos quatro primeiros anos, o Festival foi realizado no Parque do Ibirapuera, com o apoio da Prefeitura de São Paulo, e nos três anos seguintes, no pátio do estacionamento da Assembleia Legislativa. A partir da 8ª edição, em busca de maiores instalações, o evento foi transferido para o Centro de Exposições Imigrantes, em 2005. Já são 8 anos no Centro de Exposições Imigrantes. Completando 15 anos de festivais ininterruptos, com sucesso cada vez maior, enorme repercussão na mídia e reconhecimento geral da população e dos órgãos internacionais, federais, estaduais e municipais. 
Escolha da Miss Nikkey 2014
Em 2008, comemoraram o Ano do Centenário da Imigração Japonesa, e em 2010, falamos sobre as artes das províncias japonesas, estabelecendo um novo recorde de público (190 mil visitantes). Na 14ª edição do Festival, em 2011, as atividades tiveram o tema "Alimentação e Longevidade", além da exposição especial sobre a reconstrução do Japão, após o terremoto e o tsunami ocorrido em março de 2011. Foram recebidos 180 mil visitantes.
Em 2012, celebraram os 15 anos do festival, com o tema "Sustentabilidade e o Futuro da Humanidade". A Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil - KENREN, realizadora do evento, mantém o espírito inicial que norteou a criação do Festival: a divulgação da cultura e das tradições japonesas e o apoio às entidades assistenciais, mantendo o caráter de evento sem fins lucrativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário