domingo, 28 de fevereiro de 2016

Japanese Idol: O fenômeno do Japão


Na cultura pop japonesa, um ídolo é um(a) jovem "fabricado" para ser uma estrela / atriz, alguém para ser admirado, geralmente por sua fofura. Ídolos são quase sempre modelos. Eles tem supostamente uma boa imagem pública e tem que ser bons exemplos para os jovens (Miley Cyrus e Justin Bieber perdem feio para esses). Ídolos visam reproduzir uma ampla gama de papéis como personalidades da mídia, por exemplo cantores pop, apresentadores de programas de variedades, atores, modelos de revistas e anúncios.

A maioria dos cantores ídolos trabalhara em gêneros de música pop japonesa, geralmente no gênero que é o mais popular no momento (AKB48), mas uma vez que muitos ídolos canta canções sentimentais bonitinhas e kawaii, pode-se dizer que esses tipos de ídolos formam um tipo de género musical de sua própria forma. Suas canções geralmente não necessitam de grandes habilidades de canto; seu apelo popular vem em grande parte da atratividade de suas imagen. Idols públicos muitas vezes não são considerados músicos "sérios" ou atores "sérios". Consequentemente, muitos jovens estrelas agora rejeitam o rótulo de ídolo em seu desejo de ser visto como profissionais e não como objetos de devoção fanática. Vejam um anime muito que trata sobre isso, Perfect Blue.

O termo é comercializado por agências de talentos japoneses, que detêm audições para meninos e meninas com pouca ou nenhuma experiência prévia na indústria do entretenimento e vende-los como ídolos, muitas vezes como uma espécie de aspirantes a estrelas / starlets para ser adorado por sua doçura e inocência e para ter uma sequência frenética. Um monte de pessoas japonesas que são fãs de ídolos femininos os veem como semelhantes a irmãs ou meninas tipicas da porta ao lado, pois eles tem empatia com os ídolos e os amam a maneira em que eles são apresentados como crianças normais que passara a se tornar popular, com entusiasmo após o seu crescimento de amadores inexperientes a famosos artistas experientes. Algumas pessoas dizem que a sociedade japonesa está obcecada com a fofura e juventude e o fenômeno Idol, é apenas uma parte da adoração de tudo o que é kawaii dentro do povo japonês. E isso pode fazer muito sentido. Vou colocar duas fotos no post do grupo AKB48... Em uma, você vê todas elas com roupas fofas, parecidas com as de musas pops japonesas típicas. Na outra estão 
Se uma pessoa é classificada como um ídolo depende de como ele ou ela entrou no negócio de entretenimento e se ele ou ela é promovido como sendo um Idol. Alguns entretenimento (produção principalmente música) empresas e projetos de música especializar-se em Idols, e eles automaticamente comercializaram todos como um ídolo pop. Tais projetos de música têm a sua própria sequência constante, ou seja, os fãs que preferem o estilo de um projeto em particular que eles querem. Mas as empresas maiores podem escolher, por exemplo, não fazer só uma nova estrela em um grupo. Em vez disso fazer um grupo de jovem talentos. Como resultado, existem alguns grupos femininos e boy bands com praticamente o mesmo tipo de fã.



Nenhum comentário:

Postar um comentário