terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

"E ele é salvo no último minuto...": ou como é ruim o personagem ser salvo no último momento sem explicação


"Sempre fui muito claro sobre o meu desejo de escrever uma história em que decisões têm consequências e ninguém está a salvo. Mas eu não queria que fosse inexoravelmente sombrio – não acho que alguém queira ler livros se tudo for escuridão e as pessoas forem horrivelmente torturadas e mutiladas e mortas. De vez em quando você precisa dar uma vitória para os mocinhos – onde os bons moços são, talvez, menos cinzentos do que os caras que são completamente do mau."
-Pedaço de uma entrevista de George R.R. Martin a Entertainment Weekly

O que acham? Eu amo Game of Thrones por ser um enredo único. Portanto vou usar ele como comparação aqui no post. Os mangás e animes são legais quando eles tem começo meio e fim. Assim como a obra de Martin terá. Além disso, você sempre vê que determinados personagens são bem poderosos, mas podem se salvar. Por conta própria ou sorte. Só que quando isso ocorre várias e várias vezes outras obras, não é nada disso. É proteção do autor. E isso não é legal.
Vejamos, e se magicamente o herói de qualquer obra se salva de uma explosão nuclear. E quando digo "magicamente" quero dizer sem uma boa explicação. É que nem quando assistimos Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, e vemos o herói se salvando em uma geladeira. Ok... No dia que alguém atacar o Brasil eu não vou me esconder em um bunker, mas em um GELADEIRA! Você via isso muito isso nos antigos videos de sobrevivência!!! Só que não...
"Luis, por qual motivo esta falando isso?" Qual seria minha ideia se não falar de Dragon Ball Super! Eu vi que Goku e Vegeta tiveram uma batalha com o Bills e Gold Freeza pelo que soube. Ok... Mas do nada os caras ganham super-overpower-fromhell novas formas se me lembro bem. E sobrevivem a DEUSES DA DESTRUIÇÃO. Eles já sobreviveram a umas divindades apelonas... Só que quem esta roteirizando esta saindo dos limites. E isso vem desde do meio da saga Z. Só que esta mais chato ainda. Será que sou o único que vê isso?
Além disso vocês acham que o Goku irá morrer? Ou perder definitivamente? A série te faz pensar assim? 
Não é como em One Piece em que o humor é tão contagiante, mesmo nas cenas sérias, que você esquece das falhas no roteiro. Ou como sempre uso em comparações, em Tokyo Ghoul, que chega a ser tão empolgante a nos fazer derramar lágrimas. Quem assistiu as últimas cenas das temporadas desse sabe que o Kaneki se colocou em situações muito complexas. E PODE SIM morrer!
Eu compreendo George R.R. Martin. Que graça tem se uma obra é boa, mas tudo se resolve só por comodismo do autor/escritor. Crie meios para que o personagem alcance seu objetivo. E não o deixe conquistar tudo de mão beijada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário