segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

O que é tokusatsu?



Não, não é uma ofensa em japonês rapaz! É algo bem melhor do que a forma de xingar do outro lado do mundo. Pelo menos eu acho. Vamos aos fatos.
Os tokusatsus ou chamados de live actions, são os seriados de super-heróis uniformizados que surgem no Japão aos montes. Surgiram em especial na febre da "família Ultra" e do clássico em preto e branco, National Kid. Sempre com nomes únicos como Cybercops, Jaspion, Jiraya, Changeman, Flashman, Google Five, Jiban, Lion Man e Black Kamen Rider. Quase todos eram exibidos na falecida TV Manchete e na Record. Alguns outros, como Bicrosser, passavam na Globo. Depois da invasão dos animes, esse gênero ficou um tanto esquecido.
E então ficaram mais popularizados, nos anos 90 em diante por uma série da televisão "Fundação Marinho" comprada da Saban. Mighty Morphin Power Rangers, que nada mais era que uma montagem de cenas gravadas nos States, com outras arrumadas do Japão de outra série. Isso fez um sucesso tremendo mais uma vez.
E podemos listar alguns gêneros:

-Metal Hero: onde temos um único herói enfrentando males, (quase sempre espaciais) com um uniforme especial (quase sempre metálico) para proteger a Terra. Nesse gênero, quase sempre se encaixam coisas como naves gigantescas que se transformam em robô (Jaspion e Sharivan) ou um inimigo jurado (MaCgaren, entre outros). Normalmente, nesse tipo de produção, o herói é uma espécie de "oficial da lei especial". E também, com certa regularidade, o herói destrói os monstros com uma espada.

-Super Sentai: grupo de jovens (quase sempre duas mulheres e três homens, mas nem sempre isso é regra) uniformizados com colant (nas séries devem ser materiais especiais). Cada um usando cores diferentes eles se unem pelo bem comum. Temos entre os seriados assim, Flashman e Changeman entre outros. Nesse, continuamos possuindo os robôs gigantes, normalmente surgindo da fusão de veículos especiais. E usam armamentos mais que poderosos. E nesse temos os famosos "monstros-aumentadores-do-monstro-do-dia".

-Kamen Rider: esses tem uma grande admiração por meus olhos. Criados essencialmente por Shotaro Ishinomori, esses heróis solitários enfrentam o mal em suas motos (devidamente patrocinadas como vários tokusastsus de outros gêneros). Diferente dos outros gêneros temos aqui heróis com poderes criados pelos vilões! Uma grata surpresa nessa época. Hoje em dia nem tanto. Além disso, se vê uma tentativa te levar a história para algo mais sombrio. Era algo que fugia do convencional naquela época. E aqui surgiu graças a Black Kamen Rider e Kamen Rider Black RX.
Existem outros como Jiban, Garo e Jiraya que fogem desses gêneros, ou que combinam melhor. Mas procure e se aprofundem neles. Talvez encontre algo que goste. Como é com animes e mangás. Afinal, muitos são inspirados por eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário