terça-feira, 5 de janeiro de 2016

O Japão também tem boas coisas!


Romero, o eterno mestre dos zumbis
Eu estava assistindo a televisão aberta. Grande erro da minha parte. Vi que existe um filme chamado Meu Namorado É Um Zumbi. E cara como isso deve ser ruim. Péssimo e de mal gosto. Vocês sabem que alguns anos atrás surgiram séries e filmes com temáticas dark passionais. Quase sempre com lobisomens, vampiros e zumbis. Inspirados em clássico antigos como os de George A. Romero e Stephen King por exemplo, mas com um romance entre os personagens. Mas isso satura o quadro de monstros/galãs de última mão. Eu normalmente assisto algo antes de falar mal... Só que (sons inaudíveis de vômito).
Comecei com isso mas vou me aprofundar em outro assunto. Como o Japão consegue fazer coisas boas com a mídia pop/nerd/hollywoodiana. 
Vejamos: nós temos um personagem já batido nas HQs que é o Super-Homem. Só que houve uma grande defasagem dos fãs dele. Surgiu então Son Goku, um sayajin do planeta Vegeta. Um pouco parecido com a história de um certo personagem originário de Krypton. Até a variedade de vilões que cada um tem faz eles se embaralharem. Não há como deixar de admitir, a obra de Akira Toriyama é altamente influenciada pelo escoteiro azul da DC Comics.
Terror em uma nova forma


Agora vamos colocar algo mais atual, como Tokyo Ghoul. O mangá/anime trata sobre Kaneki, jovem estudante que sofre um acidente quando atacado por um ghoul(carniçal). Quando isso ocorre os médico transplantam nele orgãos da ghoul que o atacou. Agora, o jovem tem uma vida atormentada, visto que não é nem humano, nem carniçal... Mas possui a fome por carne humana da segunda! Reparem que essa obra veio junto com grandes sucessos desses que falei, além do já conhecido The Walking Dead, também baseado em uma história em quadrinhos americana. Porém, ele trata de sobrevivência de um modo diferente da história do xerife Rick: trata ambos os lados como caçador e caçado. Os humanos são dignos adversários dos ghouls, tentando proteger a sociedade normal, e não se deixando como mero rebanho. Enquanto os carniçais tentam se esconder, se alimentar, e ainda assim manter a "normalidade" já que essa fome esta além de seu controle. Trata mais do que seres sobrenaturais com poderes. As cenas de ação são ótimas, mas existem cenas... Vide o último episódio da segunda temporada do anime... Aquilo me fez chorar. Além de conseguir usar uma criatura mitológica que lembra os zumbis, mas ainda manter a consciência deles, pois houve uma pesquisa sobre o assunto. Mangáka gênio! Só um detalhe... Esse sim me lembra uma obra de Romero, visto que seus primeiro tinham sérias críticas sociais escondidas nas suas películas.
Então, assim como o Japão fez com a tecnologia americana depois da Segunda Guerra Mundial... A mídia de animes e mangás, consegue pegar temas já devassados daqui e fazer algo bom. Agora tome cuidado quando falar que os States só faz coisa boa. Vide os filmes do Michael Bay...

Nenhum comentário:

Postar um comentário