quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Youkais: O que diabos não é isso?

Aqui quem fala , soy yo, o fã numero um de animes e usuário fanáticos de gerúndios do Sarjeta, Luis Eduardo. . Estou aqui para tratar de um fato recorrente nos animes e mangás, porém, não somente nessas mídias do mercado japonês. Vemo-los em filmes, livros, e logicamente, de sua fonte primordial: a cultura japonesa. Seu nome é youkai, mas poucos sabem sobre o que é.
Tenho um bom motivo para tratar disso:
-A compreensão do que é isso nos mitos e lendas e japonesas;
               



  • “Esto no existe!”
Antes de tratar sobre o assunto em si, vejamos o fator que fez essa criatura dos mitos japoneses serem tão temidos. Não pensem erroneamente, já que youkais não são demônios! Pelo menos, não do modo católico apostólico romano de nossa sociedade. Já falei certa vez, a cultura oriental tem olhos diferentes, não preconceituosos. Só tomem cuidado
Afinal que praga é isso? Bem vou usar a resposta do blog “Magia Oriental”:
"Youkai, formado por “you” e “kai”. Já vimos acima o que significa “you”. “Kai” significa “mistério”, “suspeita”, e “aparição”. Juntando “you” com “kai”, nós temos uma jovem mulher morta e misteriosa, geralmente bela e sedutora, que surge do nada. Sendo essa a origem, a palavra Youkai é, na verdade, um termo genérico para designar todas as formas de entidades e de criaturas sobrenaturais. Fantasmas, espectros, espíritos, shapeshifters, ogros, fadas, anjos, demônios, deuses, kamis, sereias, etc, etc, etc, etc, sejam elas boas ou ruins, todas elas são chamadas de youkais."
No que podemos compreender – de uma maneira RPGística de falar – youkais estariam numa categoria entre fadas e espíritos. Formas diferentes e variadas, quase sempre almas ou outras coisas, são normais pra quem conhece as criaturas da cultura celta ou lendas sobre criaturas que voltam do túmulo. O que combina com este tipo de criatura, não acha?
  • “Não fui para o outro mundo por querer!”
Em vários animes, mangás, filmes e livros, conseguimos ver estes seres como protagonistas (Inuyasha, Yu Yu Hakusho, Shaman King e Nurarihyon no Mago). Mas eles têm uma “divisão”, se podemos chamar assim, nos contos e mitos de onde saíram
  1. Fantasmas
  2. Bakemonos
  3. Onis
  4. “Vampiros”
  5. Mulheres (Onna)
  6. Youkais animais e bondosos
  7. Youkais malignos

Nenhum comentário:

Postar um comentário