sábado, 11 de maio de 2013

“Mangá – O Poder dos Quadrinhos Japoneses” da Prof Sonia Luyten



Só tive uma pequena e curta chance de ler o livro da professora Sonia, mas graças a ele, aprendi sobre além do universo dos mangás (assim como dos animes).
Nele podemos ver os fenômenos que fazem, desde o nascimento dessas obras pelas mãos de Osamu Tezuka, até coisas mais contemporâneas, passando por animes como Neon Genesis Evangelion. Este último, uma verdadeira revolução entre os animes e mangás até hoje, especialmente por seu roteiro único. O que mostra como esse tipo de produção nipônica influenciou o mundo como conhecemos.
O livro de Sonia é voltado para um tipo de fã que não se interessa só em ler mangás e assistir compulsivamente. Nem que simplesmente se interessa só por um determinado tipo de obra, que caso contrário, nem procura saber sobre outras coisas do gênero. Ele é para o fã que quer saber sobre as características que definiram o estilo até hoje, assim como a cultura que o influenciou e influencia até hoje. Algo além de um mero fã, alguém que realmente sabe o que esta assistindo e lendo.
A professora Sonia Luyten é formada pela USP, o que demonstra que não é um livro qualquer. Muito menos uma mera escritora. E então? Você acha que isso é um desenho para crianças? Ou acredita que estamos falando sério?

Nenhum comentário:

Postar um comentário