quinta-feira, 23 de maio de 2013

As polêmicas do CLAMP


Muita gente vai querer me crucificar. Não me importo. Vou escrever sobre um assunto que sinceramente, sempre vi sendo ignorado ou não por fãs, mas ninguém trata com um ar de seriedade. Não por achar que deveria se tratar assim esse tipo de situação, mas para mostrar outro tipo de abordagem nessas obras.


O CLAMP é um grupo formado, inicialmente, por quatro garotas que tinha como meta fazer obras shoujos (para garotas). Mas com o decorrer dos anos, e com a categoria de histórias que foram sendo desenvolvidas por elas, essas histórias foram atingindo outras categorias de leitores. Muito mais do que se imagina...
Bem, quem assiste Card Captor Sakura ou Code Geass, às vezes não faz idéia – muitas vezes – de que algumas obras delas são capazes de passar ou retratar. Prova disso esta em algumas obras:

·         Homossexualismo
·         Incesto
·         Relacionamento com pessoas mais velhas


Poucos são aqueles que prestam atenção nisso, mas em Sakura, temos um relacionamento gay entre Toya e Yukito. Aqueles que notam a conversa entre Sakura e Yukito, quando este fala que a menina não esta verdadeiramente apaixonada por ele vai notar isso. Ele diz também que “quer viver perto de quem ama”. Esse “alguém” é Toya.
Além disso, uma amiga de Sakura, Rika, tem um relacionamento sério com um professor da escola. Sem contar com personagens como Shoran e Meilin Li, ou o fanatismo de Tomoyo por Sakura. Algo que poucos realmente notam por achar se tratar de uma história de criança.
Code Geass não fica atrás! Para quem assiste o anime (que tem só o character design das garotas, como me fez saber a minha maninha Sayuri XP, mas ainda tem as mãos delas no projeto) especialmente deve ter consciência que uma colega de classe de Lelouch se apaixona pela princesa da Britanna, Euphemia. Não mostrando só a questão referente a sexualidade mas o fato de categorias sociais muito distintas (nesse caso de plebéia e princesa). Mas, assim como tudo no CLAMP, até isso é suavizado. Tratamos de um grupo que originalmente trabalhava com algo voltado para o shoujo. E que não quer conceder mais material para as obras yaois do mundo (mangás adultos voltados para garotas, quase sempre trazendo histórias entre personagens de mangás famosos como homossexuais)! Acreditem tem muita coisa brava por ai!

Mas isso não se restringe só a Code Geass e Card Captor Sakura. Podemos ver o amor de Kanoe por sua irmã mais velha, Hinoto, de X/1999. Assim como Kusanagi, veterano militar das forças de defesa do Japão, que se apaixona por Nekoi, estudante colegial que esta do lado dos mocinhos. Também temos o caso do jovem Subaru Sumeragi, mais um personagem dessa obra e de Tokyo Babylon, que se apaixona pelo homem que é destinado a destruir seu clã. Por último, temos Lantis e Visão de Águia de Magic Knight Rayearth.
Com esse grupo de mulheres, vemos que elas tratam fatos como o homossexualismo, incesto e relacionamento com pessoas de diferentes idades, de modo mais bonito e mais florido. Não digo que isso é certo, pois na realidade, a vida não é assim. E talvez nunca seja. Admito, é extremamente fantasioso isso em um tema ao qual elas poderiam tratar com maior maturidade. Sendo que já fizeram obras com extrema complexidade como Code Geass e X/1999, já citados antes. Só que é um modo diferente de encarar esses acontecimentos que existem ao nosso redor, mesmo que sejamos cabeças fechadas e acreditemos que eles não acontecem ou que nem deveriam acontecer. O mundo gira ao nosso redor e muitos ainda acreditam que paramos no tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário